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Leitura e contação de histórias: um estudo sobre práticas educativas na educação infantil sob a perspectiva da teoria histórico-cultural

Processo: 14/26599-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elieuza Aparecida de Lima
Beneficiário:Mariana Sampaio
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Teoria histórico-cultural   Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento humano | Educação | Educação Infantil | Leitura e contação de histórias | Teoria Histórico-Cultural | Educação Infantil

Resumo

Esta proposta de pesquisa parte do problema: os momentos de leitura e contação de histórias propostos em turmas de Educação Infantil apresentam aspectos indicadores que os aproximam daquilo que denominamos como atividades capazes de promoção de aprendizagens propulsoras de um pleno desenvolvimento cultural nos anos iniciais da vida? Seus objetivos são: verificar, sistematizar e analisar se há indícios de que os momentos de leitura e contação de histórias se constituem como atividades capazes de motivar aprendizagens promotoras de desenvolvimento humano, em turmas de crianças da Educação Infantil, a partir de princípios e teses da Teoria Histórico-Cultural; e, compreender e sistematizar pressupostos sobre os conceitos de atividade e de leitura a partir das contribuições do pesquisador russo A. Leontiev e de outros estudiosos da THC. A hipótese a ser confirmada é que esses momentos planejados de maneira intencional são essenciais para a aprendizagem da criança e promovem seu pleno desenvolvimento humano. A pesquisa de cunho qualitativo envolve levantamento bibliográfico e investigação em campo com professores de Escolas de Educação Infantil sobre práticas pedagógicas de leitura e contação de histórias. Nosso lócus de investigação serão quatro escolas públicas de Educação Infantil, uma de cada região de um município do interior paulista. Os instrumentos de produção de dados envolvem: entrevista semiestruturada com os professores, quatro sessões de observação de suas práticas pedagógicas e análise de documentos tais como os semanários desses profissionais.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAMPAIO, Mariana. Leitura e contação de história na Educação Infantil: um estudo sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.