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Análise da habilidade de avaliação de prolapso genital dos alunos de medicina da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP

Processo: 15/09786-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marair Gracio Ferreira Sartori
Beneficiário:Tamires de Menezes França
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ginecologia   Educação médica   Distopia   Prolapso de órgão pélvico   Inquéritos e questionários   Estudo observacional   Estudos prospectivos   Estudos randomizados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Médica | Prolapso Genital | treinamento médico | Ginecologia

Resumo

Com o avançar da tecnologia e modificações incorporadas pela prática médica nas últimas décadas, o exame físico permanece de suma importância para o diagnóstico e seu aprendizado é de extremamente importante na educação médica. No âmbito da ginecologia a propedêutica é especialmente sensível tanto para os estudantes inexperientes quanto para a mulher que está sendo examinada. Além disso, habilidade em propedêutica ginecologia é uma das exigências dos egressos da graduação em medicina e o uso de técnicas e classificação de POP-Q (pelvic organ prolapse quantification) é umas das ferramentas para melhorar a assistência pelo aluno de medicina sendo de imperioso seu aprendizado adequado para os futuros médicos. Objetivo: Avaliar a habilidade em análise de prolapso genital dos alunos do quinto ano de graduação de Medicina da Escola Paulista de Medicina após treinamento na enfermaria de Ginecologia do Hospital São Paulo dessa forma tem a intenção de verificar o acordo inter-examinador (alunos e preceptor) de um exame de classificação (POP-Q) para descrever prolapso genital e também servir de base para estudos de desenvolvimento de simuladores que visem treinamento médico, com a finalidade de melhora e redução do custo do ensino médico no Brasil. Métodos: estudo observacional, prospectivo, randomizado com avaliação do aprendizado em uroginecologia por alunos do quinto ano do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina - Unifesp, com aplicação de questionário e realização de classificação POP-Q por alunos da graduação antes e após estágio em enfermaria de ginecologia. Resultados esperados: Após o treinamento espera-se que os alunos que tiverem estágio em ginecologia melhorem suas habilidades em mensuração, apresentando dados mais semelhantes estatisticamente aos dos preceptores ao final do estágio e com isso a análise e condução de casos de pacientes que apresentem distopia genital se torne mais fácil.

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