Busca avançada
Ano de início
Entree

O alegre, o fúnebre e o desordenado na calcografia tardia de Marcello Grassmann (1925-2013) e nos Disparates de Goya (1746-1828)

Processo: 15/07845-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Lygia Arcuri Eluf
Beneficiário:Érica Boccardo Burini
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/23627-4 - O alegre, o fúnebre e o desordenado: uma observação formal dos Disparates de Goya, BE.EP.IC
Assunto(s):Desenho   Gravura   Bibliografias   Comparação   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:disparates | Goya | gravura | Marcello Grassmann | obra tardia | Olhar | Desenho

Resumo

O termo disparate em geral associa-se à insensatez, mas também pode ser visto como um meio consciente de contestar uma realidade imperativa. A obra de Marcello Grassmann apresenta este caráter subversivo dentro do contexto de arte do século XX. O labor, a persistência, e a coerência resistem sem destituírem a experimentação. Neste projeto serão discutidas questões modernas e contemporâneas sobre o tempo, o espaço e a imagem em um movimento de constante diálogo e ruptura com as tradições artísticas. Apesar de sua importância, é relativamente escassa a bibliografia acerca do artista. Como meio de aproximação das misteriosas gravuras que recuperam universos figurativos longínquos, será usado o procedimento de comparação com algumas gravuras de Goya, que foi tido como influência aos modernistas devido à liberdade da forma em suas obras tardias. A comparação a ser feita é intimamente ligada à observação atenta das imagens produzidas pelos artistas. É um privilégio e de grande significância a associação ao projeto da professora orientadora Lygia Eluf, por possibilitar o acesso a gravuras de Grassmann, até então inéditas ao público, adquiridas pela Unicamp.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)