A arte do teatro entre França, Portugal e Brasil na figura de Emile Doux
O drama francês nos palcos do Rio de Janeiro: circulação, recepção e aclimatação d...
A ilustração (1884-1892): circulação de textos e imagens entre Paris, Lisboa e Rio...
Processo: | 15/13451-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de outubro de 2015 |
Data de Término da vigência: | 31 de março de 2016 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada |
Pesquisador responsável: | Orna Messer Levin |
Beneficiário: | Bruna Grasiela da Silva Rondinelli |
Supervisor: | Jean Claude Yon |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), França |
Vinculado à bolsa: | 14/06398-9 - O drama francês nos palcos do Rio de Janeiro: circulação, recepção e aclimatação do gênero, BP.DR |
Assunto(s): | Transferência cultural |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Drama Francês | Luis Antonio Burgain | Teatro romântico | Transferência Cultural | Historiografia Literária |
Resumo Este projeto de pesquisa faz parte da tese de doutorado em andamento que analisa a presença dos dramas franceses nos palcos brasileiros entre as décadas de 1830 e 1860 (FAPESP, 2014/06398-9). Até o momento, fiz o levantamento das peças de maior repercussão, identifiquei os artistas que as encenaram e conclui que três atores brasileiros - que também foram empresários de companhias dramáticas - representaram repetidamente um repertório em comum de dramas franceses. Ademais, a tese de doutorado analisa os dramas do imigrante francês Luís Antonio Burgain, autor encenado pelos três artistas, e estudado como um passeur culturel, isto é, um mediador entre a cultura teatral francesa e a brasileira. A partir da abordagem da história transnacional, analiso a difusão e a longa permanência nos palcos do repertório em comum entre os três atores. Já reconstituí a parte brasileira de suas trajetórias artísticas e empresariais, agora pretendo mapear a estadia deles na Europa, já que João Caetano e Germano Francisco realizaram turnês em Lisboa e visitaram Paris para conhecer a atividade teatral da capital. Nesse sentido, esta proposta de estágio de pesquisa no exterior objetiva detalhar e aprofundar as informações que já possuo sobre o repertório mais representado pelos três artistas - peças provenientes dos teatros de Paris -, e a presença de dois deles na Europa. As atividades de pesquisa serão realizadas em bibliotecas e arquivos de Paris, onde consultarei pareceres de censura, dados de fundos teatrais e estudos (artigos, teses, obras de referência) que não estão disponíveis no Brasil, a fim de recolher informações sobre as encenações, a recepção crítica e a censura das peças francesas mais representadas pelos atores nos palcos do Rio de Janeiro e das províncias brasileiras. | |
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