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Mediação e leitura: percursos da formação do leitor na perspectiva histórico-cultural

Processo: 15/11966-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Cláudia Aparecida Valderramas Gomes
Beneficiário:Gabriela de Sousa Gibim
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Formação de leitores   Mediação   Adolescentes   Entrevista   Teoria histórico-cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente | Leitura | Mediação | Psicologia Histórico-Cultural | Mediação na formação do leitor

Resumo

Pensar a formação de leitores na atualidade constitui um grande desafio. As queixas escolares em relação à leitura indicam que os estudantes passam pelo primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental e chegam à adolescência, muitas vezes, sem o domínio necessário dessa prática. Apoiamo-nos na hipótese de que a formação do sujeito leitor é uma história atravessada por diferentes mediadores, ou seja, a apropriação da cultura escrita e o consequente domínio da atividade de leitura não acontecem, exclusivamente, pela via escolar. Essa pesquisa tem por objetivo identificar quais são e como ocorreram as mediações, até então efetivadas, tendo em vista a formação do sujeito leitor, entre o fim do ensino fundamental e o início do ensino médio. Para tanto, buscar-se-á identificar a compreensão que o sujeito tem quanto à atividade de leitura e quanto aos modos como ocorrem as mediações produzidas no espaço escolar e em outros contextos, bem como explicitar os elementos mediadores efetivos interpostos nessa relação, analisando a função social desempenhada pelos mesmos. O estudo será qualitativo e consistirá na entrevista de um (a) adolescente utilizando, como instrumento para a entrevista, o método da História Oral. Considera-se que tal procedimento metodológico, ao tomar a biografia do entrevistado como eixo central de análise, se conjuga aos pressupostos da abordagem Histórico-Cultural de psicologia.

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