Busca avançada
Ano de início
Entree

Ansiedade de performance musical: causas percebidas, estratégias de enfrentamento e perfil clínico de músicos brasileiros e australianos

Processo: 15/00097-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Flávia de Lima Osório
Beneficiário:Ana Beatriz Burin Saraiva
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Músicos   Performance musical   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | estratégias de enfrentamento | musicos | performance musical | Transcultural | Ansiedade de Performance

Resumo

A ansiedade de performance musical (APM) é entendida como um subtipo do transtorno de ansiedade social e é caracterizada pela presença de temores relacionados ao desempenho musical que em geral acarretam prejuízos em suas vidas profissionais. Há uma escala de variação dos sintomas entre as sensações de stress normais da profissão a sintomas de ansiedade mais graves e prejudiciais, inclusive sensações próximas ao pânico. A literatura sugere que a etiologia da APM envolve tanto aspectos fisiológicos quanto psicológicos. Outros aspectos tais como causas da APM percebidas pelos músicos, estratégias de enfrentamento e variáveis culturais parecem importante para se construa uma visão detalhada da APM. O presente projeto tem por objetivo principal descrever o perfil clínico e os aspectos relativos à prevalência, causas percebidas e estratégias de enfrentamento da Ansiedade de Performance Musical (APM) em uma amostra de músicos brasileiros amadores e profissionais e comparar com uma amostra de músicos orquestrais profissionais australianos. Para isso, serão utilizados instrumentos de auto avaliação em uma amostra de 100 músicos (amadores e profissionais) brasileiros e 377 músicos (profissionais) australianos. Os dados serão analisados por meio de programa estatístico específico, em função da presença/ausência de ansiedade social e variáveis sóciodemográficas e profissionais específicas. Adotar-se-á como nível de significância p<0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BURIN, ANA BEATRIZ; OSORIO, FLAVIA L.. Music performance anxiety: a critical review of etiological aspects, perceived causes, coping strategies and treatment. ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY, v. 44, n. 5, p. 127-133, . (15/00097-0)
BURIN, ANA BEATRIZ; OSORIO, FLAVIA DE LIMA. Interventions for music performance anxiety: results from a systematic literature review. ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY, v. 43, n. 5, p. 116-131, . (15/00097-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARAIVA, Ana Beatriz Burin. Ansiedade de performance musical: causas percebidas, estratégias de enfrentamento e perfil clínico de músicos brasileiros e australianos. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.