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Conhecimento e raciocínio

Processo: 15/02419-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marco Antonio Caron Ruffino
Beneficiário:Rodrigo Martins Borges
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Justificação   Inferência   Raciocínio   Conhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fechamento Epistêmico | Inferência | Justificação | Normatividade | Problema de Guettier | Russell | Teoria da Justificação

Resumo

Este projeto visa responder à pergunta levantada pela primeira vez por Platão no Teeteto: o quão justificado ao crer nas premissas de um argumento eu preciso estar, se eu quero vir a conhecer a conclusão deste argumento através de uma inferência? Eu vou fazer uma defesa detalhada da seguinte resposta a esta pergunta: se tudo o mais é mantido constante, um sujeito sabe a conclusão de sua inferência se e somente se ele sabe todas as proposições das quais essa conclusão depende. Eu chamo essa resposta de Knowledge from Knowledge - ou KFK. Entretanto, KFK não é parte da ortodoxia em epistemologia e uma das principais tarefas do projeto é a de demonstrar as vantagens de KFK sobre a teoria ortodoxa. Outra tarefa importante é a de desenvolvermos a norma do conhecimento para a inferência teórica. Essa norma terá como modelo a norma do conhecimento para a inferência prática e irá esclarecer a normatividade do raciocínio capaz de gerar conhecimento. Com relação à primeira tarefa, eu vou mostrar que KFK explica todos os dados filosóficos relevantes melhor do que a teoria ortodoxa. Satisfazer esse objetivo também irá revelar novas ferramentas filosóficas, tais como uma teoria da dependência epistêmica. Satisfazer o segundo objetivo do projeto trará uma nova perspectiva à questão da normatividade do raciocínio, a qual não está tão intimamente relacionada com a suposta normatividade da lógica. Ao contrário, essa normatividade está mais intimamente relacionada com a normatividade própria do conhecimento. A intenção é a de que o projeto abra novos caminhos na pesquisa epistemológica sobre o raciocínio e o conhecimento e estimule trabalhos novos e originais sobre esses temas. O presente projeto move a discussão sobre esses temas adiante, enquanto que, ao mesmo tempo, os situa na discussão atual. (AU)

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