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Formação continuada de professores de matemática em um ambiente integrado às tecnologias digitais

Processo: 15/10536-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 06 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 06 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Sueli Liberatti Javaroni
Beneficiário:Maria Teresa Zampieri
Supervisor: Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Coimbra (UC), Portugal  
Vinculado à bolsa:14/27166-9 - Formação continuada de professores de matemática em um ambiente integrado às tecnologias digitais, BP.DR
Assunto(s):Educação matemática   Comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Curso semipresencial | educação matemática | Reorganização do pensamento | Educação Matemática

Resumo

Nesse projeto de pesquisa temos o objetivo de investigar as potencialidades da comunicação para a reorganização do pensamento matemático em um curso semipresencial de formação de professores de Matemática, que foi desenvolvido em um ambiente integrado às tecnologias digitais, em particular ao GeoGebra. A partir dessa investigação, buscaremos aprofundar o estudo teórico sobre comunicação e tecnologias digitais no tocante à formação de professores de Matemática. Esse curso foi desenvolvido na cidade de Bauru e planejado por uma equipe formada por colaboradores vinculados a um projeto de maior envergadura, do qual este de doutorado faz parte. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram produzidos da seguinte forma: por meio da observação da pesquisadora ao longo de todo o processo; a partir de relatos de cada encontro, os quais foram feitos pela doutoranda e também pelos outros membros da equipe; registro de todas as atividades e discussões no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); gravações das discussões coletivas acerca das atividades matemáticas realizadas e aplicação de questionário. A análise dos dados será feita sob a ótica do referencial teórico escolhido, ou seja, pela visão de conhecimento pautada na perspectiva de que ele é centrado em uma unidade constituída por Seres-humanos-com-mídias e na ideia de que a formação de professores está sempre em movimento. Assim, buscamos cumprir esse objetivo, bem como fomentar o uso das tecnologias digitais dentro das escolas públicas paulistas de Bauru, de forma que tal uso esteja articulado com o currículo do Ensino Fundamental II.

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