Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação das ômicas no entendimento da interação Puccinia psidii x Eucalyptus grandis

Processo: 15/14344-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria Carolina Quecine Verdi
Beneficiário:Livia Maria Franceschini
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/16804-4 - Aplicação das ômicas no entendimento da interação Puccinia psidii x Eucalyptus grandis, AP.JP
Assunto(s):Biologia de sistemas   Genética microbiana   Interação planta-patógeno   Puccinia psidii   Eucalipto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biologia de sistemas | Genética de Microrganismos

Resumo

Dentre os organismos vivos, os microrganismos são provavelmente os mais versáteis, participando de processos naturais vitais e também interagindo com uma vasta gama de outros organismos. Destas interações, a complexa relação entre fitopatógenos e plantas tem merecido especial atenção, principalmente devido as enormes perdas econômicas e os impactos ambientais resultantes. Atualmente, na era das ômicas, com o avanço da genômica, transcriptômica e proteômica, a complexa interação patógeno-planta está começando a ser compreendida com maior detalhamento molecular. Esses estudos são mais relevantes quando são estudados patossistemas de grande importância, e, com informações moleculares incipientes, como é o caso da ferrugem do eucalipto causada pelo fungo biotrófico Puccinia psidii. Esse patógeno, oriundo de mirtáceas da América do Sul, hoje considerado cosmopolita, causa significativas perdas para silvicultura brasileira e mundial, reduzindo em até 60% a produtividade na cultura de eucalipto. Assim, a partir dos princípios da biologia de sistema, o objetivo do presente projeto de pesquisa é o estudo integrado em nível genômico, transcricional e traducional do fitopatógeno P. psidii durante o processo de infecção em Eucalyptus spp. Os dados obtidos serão de suma importância para o melhor entendimento da biologia desse interessante patógeno quanto à sua morfogênese e do seu processo de patogênese. Além disso, com uma abordagem pouco explorada em estudo de interação patógeno - planta, o presente projeto possibilitará o desenvolvimento de um banco de dados de genes, transcritos e proteínas de P. psidii, que poderão ser utilizados por outros grupos de pesquisa, e, possibilitará a partir das inter-relações dessas moléculas, um entendimento holístico nos estudos de interações microrganismo- plantas, aplicando a biologia de sistemas em estudos de interação planta patógeno que é emergente no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, JAQUELINE RAQUEL; RIANO PACHON, DIEGO MAURICIO; FRANCESCHINI, LIVIA MARIA; DOS SANTOS, ISANELI BATISTA; FERRAREZI, JESSICA APARECIDA; MAIA DE ANDRADE, PEDRO AVELINO; MONTEIRO-VITORELLO, CLAUDIA BARROS; LABATE, CARLOS ALBERTO; QUECINE, MARIA CAROLINA. Revealing the high variability on nonconserved core and mobile elements of Austropuccinia psidii and other rust mitochondrial genomes. PLoS One, v. 16, n. 3, . (14/16804-4, 15/14344-9, 16/16868-8)