Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de uma metodologia participativa para a transformação escolar baseada em dados

Processo: 15/16929-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Tel Amiel
Beneficiário:Dulcinéia Aparecida Ribeiro
Instituição Sede: Núcleo Interdisciplinar de Informática Aplicada à Educação (NIED). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/02625-3 - Construção de uma metodologia participativa para a transformação escolar baseada em dados, AP.EP
Assunto(s):Gestão democrática da educação   Escola pública   Ensino público   Qualidade da educação   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clima escolar | Dados | Gestão Democrática | Clima Escolar

Resumo

Este projeto tem como objetivo implementar e investigar uma metodologia para a melhoria da escola pública. A análise da escola como uma organização tem angariado interesse dos pesquisadores que buscam a melhoria do ensino público através de análises sistêmicas. Neste projeto partimos do conceito de uma noção sistêmica do "clima escolar" avaliando e buscando aprimorar as condições de aprendizado, ensino e participação da comunidade escolar, promovendo uma maior abertura à transformações e inovação. Fazemos uso de questionários, previamente validados, para avaliar a percepção de todos os entes escolares (pais, alunos, gestores, e funcionários) sobre o clima escolar. Os dados, uma vez analisados, são utilizados por um grupo curador, representativo, que define metas e ações com base nos dados. Pesquisadores e colaboradores locais documentam estratégias e barreiras e sucessos, retornando as análises ao grupo de trabalho. A metodologia parte de estudos realizados ao longo de uma década em centenas de escolas nos EUA e tem como base um projeto piloto realizado em parceria, entre 2012-2014 com duas escolas públicas estaduais de São Paulo, além de um estágio pós-doutoral nos EUA. Neste projeto buscamos formalizar o projeto de pesquisa coletando e analisando dados longitudinais de natureza qualitativa e quantitativa de maneira sistemática. Buscamos desenvolver uma metodologia sustentável para engajar atores escolares no uso de dados para definir, implementar e aferir estratégias para mudança em sua prática, e em tempo, fomentar a abertura e inovação na organização escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)