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Concepção tecnicista de ensino e fragmentação do conhecimento nas políticas educacionais implantadas pela Ditadura militar (1964 - 1985)

Processo: 15/05642-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
Beneficiário:Renata Bento Leme
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Ditadura   Produção de conhecimento   Bases de dados   Documentos oficiais   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ditadura Militar | Fragmentação do conhecimento | Tecnicismo | Política Educacional

Resumo

Esta proposta de pesquisa surge do interesse em compreender as concepções educacionais implantadas durante o período da Ditadura Militar (1964-1985), em que o tecnicismo e a fragmentação do conhecimento acabaram por se reforçarem e consolidarem no sistema educacional do país. A educação passou a ser organizada com um caráter técnico reforçando tendências históricas de ofertar tipos distintos de ensino, conforme a classe social atendida. Não houve no Brasil, em nenhum momento histórico, um sistema educacional sólido que pudesse dar uma capacidade crítica aos alunos. As características que hoje estão presentes na educação são vestígios de um tipo de desenvolvimento histórico que o país viveu. Entender a educação hoje, em sua função social, passa pela compreensão da função histórica pela qual a usaram para cumprir um papel de transmissora de ideologia, particularmente no momento em que a rede pública de ensino sofreu com o processo de modernização. A pesquisa tem como objetivo analisar os interesses do sistema vigente em reduzir as taxas de analfabetismo da população tendo como pressuposto a expansão de mercado, já que a sociedade estava se tornando cada vez mais industrializada e urbanizada. Buscando em documentos oficiais e não oficiais informações que nortearam a implantação do tecnicismo no campo educacional, além de analisar o processo de fragmentação do conhecimento decorrente de tal concepção tecnicista. Assim, parte-se da questão: quais são as concepções de ensino e de formação decorrentes do projeto dominante de educação na Ditadura Militar? Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, cujos percursos envolverão levantamento bibliográfico em bases de dados de informações importantes sobre as definições das concepções de ensino de tal período.

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