Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da tecnologia de impressão 3D para desenvolvimentos microfluídicos

Processo: 15/14836-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Varlei Rodrigues
Beneficiário:Maria Luisa Braunger Fier
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/06985-0 - Diferentes tecnologias de impressão 3D aplicadas em dispositivos microfluídicos e línguas eletrônicas, BE.EP.PD
Assunto(s):Microfluídica   Impressão tridimensional   Análise do solo   Língua eletrônica

Resumo

Neste projeto montaremos uma impressora 3D tipo modelagem por material fundido (FDM, do inglês Fused Deposition Modeling) visando impressão direta de microcanais para desenvolvimento de dispositivos microfluídicos atrelados ao projeto FAPESP 2014/03691-7. A montagem da impressora será realizada em parceria com o Prof. Varlei Rodrigues (IFGW, UNICAMP), que possui ampla experiência na área. O projeto prevê a possibilidade de acoplarmos cartuchos inkjet para impressão de microeletrodos condutores, não havendo trabalhos semelhantes no mercado e na literatura até o momento. O projeto é inovador no ponto de visto tecnológico, pois expande as fronteiras da microfluídica através da tecnologia 3D, integrando forma e função para redução de custos, etapas de fabricação e tempo, envolvidos no design e integração dos dispositivos, atingindo desenvolvimentos que possam contribuir para eletrônica impressa e plataformas lab-on-a-chip. Pretendemos também explorar a espectroscopia de admitância para verificar mobilidade de portadores de carga em filmes ultrafinos automontados que serão fabricados sobre eletrodos interdigitados no interior dos microcanais impressos. Esses filmes ultrafinos serão utilizados como unidades sensoriais em uma "língua eletrônica" que está sendo adaptada para avaliar amostras de solo fornecidas pelos professores Paulo S. Graziano Magalhães e Lucas Rios do Amaral (FEAGRI, UNICAMP). Acreditamos que em contato com diferentes sistemas líquidos as mobilidades dos portadores nesses filmes nanoestruturados sejam alteradas, o que verificaremos com medidas de espectroscopia de admitância para posterior mineração de dados e correlação de amostras, o que também seria inédito através de alterações na mobilidade de portadores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAAL, GABRIEL; DA SILVA, TATIANA A.; GAAL, VLADIMIR; HENSEL, RAFAEL C.; AMARAL, LUCAS R.; RODRIGUES, VARLEI; RIUL, JR., ANTONIO. 3D Printed e-Tongue. FRONTIERS IN CHEMISTRY, v. 6, MAY 3 2018. Citações Web of Science: 3.
BRAUNGER, MARIA L.; SHIMIZU, FLAVIO M.; JIMENEZ, MAWIN J. M.; AMARAL, LUCAS R.; DE OLIVEIRA PIAZZETTA, MARIA H.; GOBBI, ANGELO L.; MAGALHAES, PAULO S. G.; RODRIGUES, VARLEI; OLIVEIRA, JR., OSVALDO N.; RIUL, JR., ANTONIO. Microfluidic Electronic Tongue Applied to Soil Analysis. CHEMOSENSORS, v. 5, n. 2 JUN 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.