Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de marcadores inflamatórios e nível de atividade física nos custos com o tratamento ambulatorial de pacientes da atenção básica

Processo: 15/12102-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 29 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Jamile Sanches Codogno
Beneficiário:Ana Paula Rodrigues Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Saúde pública   Marcadores inflamatórios

Resumo

As doenças crônicas geram impacto substancial nos custos públicos de saúde, entretanto programas deatividade física podem ser adotados como medidas promissoras, efetivas e de baixo custo. Emrelação à atividade física regular, pesquisas sugerem que a mesma tem o potencial de reduzir níveiscirculantes de diversos biomarcadores inflamatórios, entretanto, não existe na literatura muitasinformações sobre o impacto de marcadores inflamatórios nos custos com saúde. O objetivo doestudo é analisar o impacto de marcadores inflamatórios sobre custos ambulatoriais e identificar seexiste relação com a prática de atividade física, em diferentes domínios. O presenteestudo terá caráter transversal e será conduzido em Presidente Prudente - SP. A amostra serácomposta por homens e mulheres com idade maior que 50 anos, atendidos por unidades básicas desaúde de Presidente Prudente. Os participantes serão submetidos a avaliações que incluem asseguintes variáveis: i) pratica de atividade física habitual, ii) marcadores de inflamação, iii) perfilglicêmico e lipídico, iv) custos com o tratamento ambulatorial, v) excesso de peso e obesidadeabdominal, vi) pressão arterial, vii) histórico de doença pessoal e familiar, viii) hábito de tabagismoe; x) condição econômica. Analise estatística: A estatística descritiva será composta por valores demédia, desvio padrão e intervalo de confiança de 95% (IC95%). O teste t de Student para amostrasindependentes estabelecerá comparações entre os grupos formados. As comparações significativasno teste t de Student serão reanalisadas pela análise de covariância (ANCOVA). Em todas asanálises, a significância estatística (p-valor) será pré-fixada em valores inferiores a 5%. O softwareutilizado será o BioEstat (versão 5.0).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, ANA P. R.; LIRA, FABIO S.; BUENO, DENISE R.; INOUE, DANIELA S.; QUEIROZ, DAYANE C.; CODOGNO, JAMILE S. Relationship between Health Costs and Inflammatory Profile in Public Health. CURRENT PHARMACEUTICAL DESIGN, v. 25, n. 43, p. 4622-4629, 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Ana Paula Rodrigues. Impacto de marcadores inflamatórios e nível da prática de atividade física nos custos com o tratamento ambulatorial de pacientes da atenção básica. 2017. 70 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.