Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de escritura do roteiro: do linear ao transmídia

Processo: 15/21960-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 30 de novembro de 2015
Vigência (Término): 29 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Denis Porto Renó
Beneficiário:Pepita Martin Ortega
Supervisor no Exterior: Carlos Alberto Scolari
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat Pompeu Fabra (UPF), Espanha  
Vinculado à bolsa:15/02633-6 - As possibilidades e oportunidades dentro da produção e roteiro da narrativa transmídia de documentários, BP.IC
Assunto(s):Narrativa transmídia   Jornalismo   Documentário   Multimeios

Resumo

Na última década a sociedade observou uma grande mudança em sua relação com a comunicação. Nesse contexto, a narrativa transmídia surgiu dentro das novas possibilidades e dinâmicas do campo, criando experiências diferenciadas. No entanto, a mesma é pouco experimentada e difundida, principalmente no gênero documentário. A produção, escritura de roteiros e desenvolvimento de produtos com essa proposta se dá de maneira diferente, utilizando estratégias para distribuir conteúdo em plataformas distintas. Dessa maneira, observar essas diferenças no sentido de facilitar e estimular essa forma de produção é muito importante e adaptável ao contexto de participação e imersão demandado pelas novas gerações.As produções transmídia possibilitam o desenvolvimento de conteúdos complementares, mas independentes, transitando por plataformas diferenciadas. Através de uma ampla distribuição, de vários meios, processos participativos são criados e proporcionam a troca de experiências entre usuários e a interatividade. A distribuição em novas plataformas criou um ambiente adequado para o diálogo entre conteúdos multimídia, desenhando um cenário mais imersivo. Já que esse tipo de produção expande possibilidades dentro da narrativa audiovisual, o modo de produção também apresenta com diferenças e novas exigências, semelhantes, mas maiores das que um roteiro ou produção mais tradicional, neste caso de documentários.O projeto será desenvolvido em diálogo com a pesquisa 'As possibilidades e oportunidades dentro da produção e roteiro da narrativa transmídia de documentários'. Dessa maneira, com uma fundamentação semelhante e a partir dos apontamentos de teóricos como Doc Comparato y Robert Mckee, Sérgio Puccini, Henry Jenkins, Vicente Gosciola, Lorenzo Vilches, Denis Renó y Jesús Flores, o principal objetivo é analisar, identificar e experimentar, em uma investigação aplicada, as diferenças entre o desenvolvimento do roteiro linear e do transmídia no gênero documentário, propondo modelos e formas de produção do documentário transmídia, ainda pouco experimentado. Essa observação de semelhanças e diferenças entre as estruturas desses tipos de roteiros, e o desenvolvimento de um culmina na identificação das características do roteiro transmídia de documentários, assim como na verificação de possibilidades e vantagens de produção do mesmo na atual dinâmica comunicacional.Em um primeiro momento será feito um estudo bibliográfico, que servirá de base para a pesquisa sobre roteiros lineares e transmídia e ponto de partida para a comparação dos dois. A partir desse referencial teórico as atividades e oficinas de roteiros com o orientador e equipe terão início, com o objetivo de investigar os principais pontos, estruturas e estratégias dos roteiros, com a produção de um roteiro transmídia. O próximo passo é a elaboração do relatório final de pesquisa em formato de artigo publicável em revista científica.A pesquisa será desenvolvida e vinculada à Universidade Pompeu Fabra, com orientação do professor Carlos Alberto Scolari. Ao fim da iniciação científica em curso no Brasil há a proposta de produção de um documentário transmídia. Assim parte do mesmo será produzido em Barcelona também em diálogo com o estudo lá produzido, relativo as diferenças dos tipos de roteiro. Dessa maneira, o documentário experimental seguirá os padrões de roteiro transmídia propostos pelo autor.