Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do compósito polipirrol-grafeno na imobilização de enzimas e sua aplicação como biossensor para neurotransmissores

Processo: 15/09383-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Ivana Cesarino
Beneficiário:Natália Akemi Kohori
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Grafenos   Técnicas biossensoriais   Biomateriais   Neurotransmissores

Resumo

Neste projeto de pesquisa a imobilização da enzima lacase utilizando o compósito polipirrol-grafeno será avaliada pelo método da eletrocodeposição. Esse método apresenta a vantagem da deposição de todos os componentes simultaneamente, sendo simples e rápido. O biossensor proposto será aplicado na determinação de neurotransmissores, em especial a dopamina. Os neurotransmissores são extremamente importantes para nosso organismo, atuando no sistema nervoso, estando assim, relacionados a enfermidades muito recorrentes. No caso, a dopamina está intimamente ligada as doenças de Parkinson, esquizofrenia e depressão. Dessa forma, o grafeno, uma alotropia recém descoberta do grafite, será utilizado na preparação do biossensor por suas propriedades de alta condutibilidade elétrica e o polipirrol será empregado por ser um estável polímero condutor. Além disso, o sinergismo do compósito polipirrol-grafeno elimina o uso de agentes aglutinantes, melhorando a aplicabilidade e sensibilidade do biossensor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOHORI, NATALIA AKEMI; LEME DA SILVA, MARTIN KASSIO; CESARINO, IVANA. Evaluation of graphene oxide and reduced graphene oxide in the immobilization of laccase enzyme and its application in the determination of dopamine. Journal of Solid State Electrochemistry, v. 22, n. 1, p. 141-148, JAN 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.