Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensinando a pesquisar: os impactos afetivos de um projeto de ciências em alunos do Ensino Fundamental II

Processo: 15/06012-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sérgio Antonio da Silva Leite
Beneficiário:Patrícia Fracetto
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia   Ensino de ciências   Ensino fundamental   Afetividade   Teoria histórico-cultural   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afetividade | Alunos pesquisadores | Ciências Humanas | Educação | ensino de ciencias | Teoria Histórico-Cultural | Psicologia e Afetividade

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar os impactos afetivos causados em alunos participantes de um Projeto de Ciências, que está sendo realizado em uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de Americana-SP. Pretende-se destacar os aspectos afetivos presentes no processo de mediação pedagógica, durante orientação e realização das atividades dos envolvidos do Projeto à luz de uma concepção monista de ser humano, considerando a formação dos sujeitos tanto intelectual quanto afetiva. Por ser uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, a mesma visa elucidar o universo de significações afetivas de um grupo de alunos participantes do Projeto, bem como com a professora-orientadora do grupo selecionado. A pesquisa fundamenta-se em teorias da área da Psicologia, como VYGOTSKY (1998, 2005) e WALLON (1968, 1979, 1995), contando também com a abordagem de LEITE (2002, 2012, 2013, 2014). A coleta de dados será realizada através do procedimento de Entrevistas Recorrentes, sendo que os mesmos serão agrupados em núcleos de significação pela pesquisadora, com participação dos sujeitos entrevistados. Em seguida, tais núcleos serão analisados e discutidos com base na abordagem teórica assumida. A relevância da pesquisa reside na importância expressa pela efetivação, no ambiente escolar, do ensino de objetos culturais a partir de experiências, que, baseando-se em pesquisas, podem auxiliar na formação de educandos protagonistas nas relações de conhecimento, além de contribuir com pesquisas relacionadas com a temática da Afetividade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)