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Efeito da colecistocinina na disfunção da barreira epitelial intestinal induzida pela inflamação sistêmica

Processo: 15/20660-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Rafael Simone Saia
Beneficiário:Luís Henrique Angenendt da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/15214-6 - Efeito da colecistocinina na disfunção da barreira epitelial intestinal induzida pela inflamação sistêmica, AP.R
Assunto(s):Citocinas   Junções íntimas   Inflamação   Sepse
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citocinas | Inflamação | sepse | tight junction | Fisiologia Gastrointestinal

Resumo

O objetivo será treinar e aperfeiçoar um aluno graduado na área de Enfermagem para atuar como técnico nível TT-3, que participará de atividades de apoio ao projeto. O bolsista auxiliará na execução de procedimentos cirúrgicos, como implantação de cateter na veia jugular (para administração de drogas), técnicas de esterilização por autoclavagem, criação e manutenção de animais em laboratório de experimentação, dosagem de citocinas por ELISA, histologia e imunofluorescência de segmentos intestinais. Adicionalmente, este técnico também auxiliará na realização dos experimentos para coleta de sangue por punção cardíaca e de segmentos intestinais (íleo e cólon), bem como processamento de amostras por sonicação.Os projetos desenvolvidos no laboratório utilizam ratos como modelo experimental. As abordagens experimentais dos projetos implicam no uso de diversos equipamentos (leitora e lavadora de microplacas), sistemas de aquisição de dados computadorizados, análise da expressão de proteínas por Western Blot, dosagem de citocinas por ELISA, quantificação de proteínas totais, histologia e imunofluorescência indireta. Portanto, seria importante que o aluno tenha formação em Enfermagem com alguma experiência em técnicas laboratoriais, como preparo de soluções, medida de pH, uso de pipetas automáticas, cultivo de bactérias e coleta de amostras biológicas em fluxo laminar. O motivo da solicitação de um técnico nível III, é que os alunos graduados apresentam conhecimento técnico-científico consolidado, possibilitando aprendizado rápido às atividades as quais deverão executar. Além disso, a possibilidade de dedicação exclusiva permite a intensificação de seu envolvimento nas atividades de pesquisa do laboratório.

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