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Semelhanças e diferenças entre uma intervenção em Terapia Cognitiva Processual e uma intervenção tradicional em Terapia Cognitivo-Comportamental para o Transtorno de Ansiedade Social

Processo: 15/18937-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Kátia Alessandra de Souza Caetano
Supervisor: Stefan G. Hofmann
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Boston University (BU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/19263-1 - Avaliação de um programa de intervenção em Terapia Cognitiva Processual em pacientes com Transtorno de Ansiedade Social., BP.DR
Assunto(s):Terapia cognitivo-comportamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Terapia Cognitiva Processual | Terapia cognitivo-comportamental | transtorno de ansiedade social | Terapia Cognitivo-Comportamental

Resumo

Este projeto visa ampliar os objetivos de uma pesquisa de doutorado denominada "Avaliação de um programa de intervenção em Terapia Cognitiva Processual em pacientes com Transtorno de Ansiedade Social". Este projeto de doutorado tem como objetivo propor e avaliar um programa de intervenção individual em Terapia Cognitiva Processual (TCP) para pacientes com Transtorno de Ansiedade Social (TAS), visando investigar o efeito desta intervenção sobre a ansiedade social e viés atencional, e comparar os resultados entre dois grupos: um grupo de participantes diagnosticados com TAS que não recebe, entretanto, intervenção em TCP; e um grupo de participantes saudáveis. O presente projeto de estágio no exterior agrega novos objetivos específicos ao estudo de doutorado: o projeto objetiva realizar uma comparação teórico-qualitativa entre a intervenção em TCP e uma intervenção tradicional em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que possui dados de eficácia bem estabelecidos na literatura no tratamento do TAS. Outro objetivo deste projeto de estágio é realizar parte da análise estatística dos dados coletados durante a pesquisa de doutorado, objetivando aprender e utilizar novos testes que podem ser úteis na compreensão dos dados coletados e na avaliação da eficácia da intervenção em TCP realizada. Serão realizadas leituras sobre as publicações acerca do tratamento para TAS publicadas pelo grupo do Prof. Stefan Hofmann e também sobre a TCP, sendo ainda analisados 13 vídeos sobre intervenção para pacientes com TAS, disponilizados no laboratório do Professor Hofmann. Para análise estatística, serão utilizados os dados coletados durante a intervenção em TCP e também provenientes da avaliação pré e pós-teste, de modo a avaliar possíveis diferenças entre os grupos e a eficácia da intervenção em TCP realizada.

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