Busca avançada
Ano de início
Entree

O significado do relaxamento com imaginação guiada para mulheres com câncer de mama

Processo: 15/18103-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Namie Okino Sawada
Beneficiário:Bruna Francielle Toneti
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Oncologia   Enfermagem oncológica   Neoplasias mamárias   Tratamento do câncer   Terapias complementares   Terapia de relaxamento   Métodos de análise   Coleta de dados   Análise de conteúdo

Resumo

O câncer é uma doença que afeta significativamente a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que é frequentemente associada aos efeitos colaterais do tratamento e leva muitos pacientes, atualmente, a buscarem por terapias complementares que os auxiliem nesse processo de enfrentamento. O relaxamento com imagem guiada vem sendo cada vez mais reconhecido pela sua eficácia no alívio dos sintomas da doença e seus benefícios para o tratamento oncológico. O objetivo do presente estudo é investigar e descrever o significado do relaxamento com imaginação guiada para mulheres com câncer de mama. A amostra contará com mulheres com câncer de mama em tratamento radioterápico atendidos no Ambulatório de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP - USP). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica e referencial teórico-metodológico heideggeriano, fundamentada no Método Criativo Sensível (MCS), com dinâmicas de criatividade e sensibilidade. A coleta dos dados ocorrerá após a realização da sessão de relaxamento com imagem guiada, na qual as participantes serão indagadas sobre suas percepções acerca dessa terapia. A análise dos dados será realizada por meio do método de análise de conteúdo de Bardin, que será conduzida e organizada em três fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. As entrevistas transcritas serão submetidas à leitura preliminar, com a finalidade de organizar as ideias, retomar os objetivos iniciais da pesquisa e elaborar indicadores que orientarão a interpretação desses dados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA FRANCIELLE TONETI; JULIANA MARIA DE PAULA AVELAR; FERNANDO HENRIQUE SOUSA; ADRIELLE NAIARA TONETI; HELENA MEGUMI SONOBE; NAMIE OKINO SAWADA. O significado de uma terapia integrativa de relaxamento guiado para mulheres com câncer de mama*. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 53, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.