Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede de cenários em biodiversidade e serviços ecossistêmicos

Processo: 15/19417-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Convênio/Acordo: Belmont Forum
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Francisco d'Albertas Gomes de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50712-0 - Rede de cenários em biodiversidade e serviços ecossistêmicos, AP.R
Assunto(s):Biodiversidade   Análise de dados   Conhecimento científico

Resumo

O objetivo do projeto é ScenNet é fortalecer os laços nacionais e internacionais entre pesquisadores que trabalham em cenários de biodiversidade e serviços ecossistêmicos. O projeto envolve pesquisadores de uma vasta gama de disciplinas que abrangem todos os aspectos relativos ao desenvolvimento de cenários, incluindo modelagem de impactos das mudanças globais sobre a biodiversidade e aos serviços ecossistêmicos, cenários de desenvolvimento socioeconômico que levem em conta a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, e feedbacks de mudanças na biodiversidade e nos serviços de ecossistemas na tomada de decisão. Em nível global, este projeto irá apoiar a recém-iniciada Plataforma Intergovernamental para a Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) e reforçar o recém-lançado programa interdisciplinar de mudanças globais, Future Earth. Laços fortes e coerência com estes projetos serão garantidos através da participação significativa de pesquisadores envolvidos em ambos, IPBES e Future Earth. ScenNet centra-se na criação de redes de interações e contatos e no desenvolvimento de capacitação em todos os oito países participantes na chamada Belmont Forum para apresentação de propostas. A construção de redes de interações e a capacitação no projeto ScenNet baseia-se: I) workshops internacionais; II) o desenvolvimento de redes de contato nacionais; III) uma grande conferência internacional sobre cenários de biodiversidade e dos ecossistemas, a ser realizada em 2016 e; VI) uma ferramenta de rede de contatos e interações baseada na web. O projeto também desenvolve e acrescenta valor a uma série de outros programas de investigação e de redes em níveis nacional e internacional. Uma participação significativa dos países não financiadores tem sido assegurada pela ligação entre o ScenNet com projetos internacionais em desenvolvimento com objetivos semelhantes; por exemplo, o projeto EU-COST Action Harmbio, que tem foco na harmonização de modelagem da biodiversidade global, e o projeto Eur-Oceans, que inclui a harmonização de modelagem regional e global de sistemas marinhos.Escopo geral das atividades a serem desenvolvidas pelo pesquisador em treinamento técnico. O pesquisador deverá, na primeira fase de suas atividades no projeto ScenNet, desenvolver e executar uma estratégia de levantamento extensivo do conhecimento científico recente relativo ao desenvolvimento de cenários para a biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Para tanto, um processo de revisão sistemática da literatura deverá ser desenvolvido. Os dados levantados serão inseridos em um banco de dados a ser desenvolvido pelo bolsista TT5, e utilizados na preparação de relatórios e materiais de divulgação. Além da revisão, o bolsista TT3 irá trabalhar na criação e manutenção de páginas na internet para divulgação dos resultados junto a rede de colaboradores ScenNet de outros países, com a avaliação IPBES que trata sobre cenários e com a sociedade em geral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACOSTA, ANDRE L.; D'ALBERTAS, FRANCISCO; LEITE, MELINA DE SOUZA; SARAIVA, ANTONIO M.; WALTER METZGER, JEAN P. Gaps and limitations in the use of restoration scenarios: a review. RESTORATION ECOLOGY, v. 26, n. 6, p. 1108-1119, NOV 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.