Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da dor em parâmetros cinéticos em indivíduos com síndrome da dor femoropatelar no gesto de subida de escada

Processo: 15/00406-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Mícolis de Azevedo
Beneficiário:Ronaldo Valdir Briani
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/03262-4 - Rigidez auto reportada e rigidez dinâmica do joelho durante a subida de escadas de mulheres com dor femoropatelar e sua relação com a sobrecarga articular, BE.EP.MS
Assunto(s):Síndrome da dor patelofemoral   Biomecânica   Fisioterapia

Resumo

A SDFP acomete frequentemente atletas e população sedentária do gênero feminino causando dor difusa anterior ou retropatelar que é exacerbada durante atividades funcionais, como subir e descer degraus, permanecer por um período prolongado sentado, agachado ou ajoelhado, dentre outros. Apesar da alta incidência e do comprometimento que a SDFP gera, os fatores etiológicos da mesma ainda não apresentam definição clara. O estudo das forças de reação do solo e deslocamento do centro de pressão durante a subida de escadas é pouco utilizado para análise da SDFP, entretanto, identificar e entender se existe e como se dão essas alterações é extremamente importante para o entendimento desta disfunção. Além disso, estudos revelam que devido à dor o mecanismo de controle motor pode estar alterado. No entanto, esta condição apresenta características distintas entre os portadores da síndrome, exigindo a elaboração de um protocolo capaz de exacerbar esse sintoma de forma padronizada. Dessa forma, será possível desenvolver pesquisas com o intuito de avaliar se a presença da dor influencia no padrão cinético. Neste contexto, este projeto tem o objetivo de analisar se a presença da dor altera os parâmetros cinéticos de sujeitos com síndrome da dor femoropatelar em um teste funcional de subida de escada, após um protocolo de exacerbação do sintoma. Neste contexto, a hipótese deste estudo é de que após o protocolo de dor os indivíduos com SDFP apresentem alterações nos padrões cinéticos em comparação a avaliação sem o protocolo e em comparação a qualquer uma das avaliações do grupo controle. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRIANI, RONALDO VALDIR; PAZZINATTO, MARCELLA FERRAZ; WAITEMAN, MARINA CABRAL; SILVA, DANILO DE OLIVEIRA; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS. Association between increase in vertical ground reaction force loading rate and pain level in women with patellofemoral pain after a patellofemoral joint loading protocol. KNEE, v. 25, n. 3, p. 398-405, JUN 2018. Citações Web of Science: 5.
OLIVEIRA, CRYSTIAN B.; ELKINS, MARK R.; LEMES, ITALO RIBEIRO; SILVA, DANILO DE OLIVEIRA; BRIANI, RONALDO V.; MONTEIRO, HENRIQUE LUIZ; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS; PINTO, RAFAEL ZAMBELLI. A low proportion of systematic reviews in physical therapy are registered: a survey of 150 published systematic reviews. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 22, n. 3, p. 177-183, MAY-JUN 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRIANI, Ronaldo Valdir. Relação da loading rate da força vertical de reação do solo e do momento abdutor do joelho com a dor femoropatelar. 2017. 63 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.