Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da modulação da resposta hormonal aguda sistêmica e local na regulação das células satélites muscular em indivíduos treinados em força.

Processo: 15/19526-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 11 de maio de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Carlos Ugrinowitsch
Beneficiário:Felipe Cassaro Vechin
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/18069-8 - Efeito da modulação da resposta hormonal aguda sistêmica e local na regulação das células satélites muscular em indivíduos treinados em força., BE.EP.DR
Assunto(s):Treinamento de força   Androgênios   Hipertrofia muscular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:andrógenos | Domínio mionuclear | fator de crescimento mecânico | Hipertrofia Muscular | Treinamento de força

Resumo

O treinamento de força (TF) é uma das mais efetivas estratégias para proporcionar aumentos significativos de força e massa muscular. Entretanto, quanto maior o nível de treinamento dos indivíduos, menores são os ganhos de força e massa muscular. Dentre os mecanismos propostos para explicar a diminuição nos ganhos de massa muscular (e.g. hipertrofia muscular), a teoria do domínio mionúclear vem ganhando atenção. Essa teoria coloca que cada mionúcleo, núcleo da célula muscular, é responsável pela organização de um espaço celular determinado. Com o crescimento da célula, a partir de um determinado ponto, esses mionúcleos começam a não conseguir aumentar suas funções (e.g. síntese proteica), fazendo com que o aumento na área da fibra atinja um efeito teto. A partir desse momento, parece necessário que a célula muscular aumente sua quantidade de mionucleos para que esse efeito seja superado. Dessa forma, para que a quantidade de mionúcleos possa aumentar, um grupo de células capazes de sofrer divisão celular e que se encontram em estado quiescente, as células satélites musculares, precisam ser ativadas e se diferenciarem, originando novos mionúcleos. Dentre os principais fatores responsáveis pela ativação das células satélites estão os hormônios anabólicos e fatores de crescimento como a testosterona e o hormônio do crescimento e o fator de crescimento mecânico (MGF). Assim, a resposta hormonal sistêmica pode ter papel mais predominante no processo de hipertrofia muscular, via modulação dos níveis locais de hormonios e MGF, na ativação, proliferação e diferenciação de células satélites em indivíduos treinados, nos quais os mionúcleos existentes atingiram a capacidade máxima de síntese proteica. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é investigar se a resposta hormonal sistêmica aguda afeta os níveis locais desses hormônios e fatores de crescimento com consequente efeito dessa modulação na regulação das células satélites muscular em indivíduos treinados em força.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VECHIN, Felipe Cassaro. Efeito da modulação aguda da concentração hormonal sistêmica, na regulação hormonal local e das células satélites em indivíduos treinados em força. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esportes (EEFE/BT) São Paulo.