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Narrativas de dissolução. Problemas contemporâneos para o conceito de cinematografia nacional

Processo: 15/21531-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Eduardo Victorio Morettin
Beneficiário:Lúcia Ramos Monteiro
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/21028-4 - As narrativas de dissolução e a visibilidade do fundo cinematográfico: questões de cinema, história e estética, BE.EP.PD
Assunto(s):Cinema contemporâneo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema contemporâneo | Cinemas nacionais | Jia Zhang-ke | Lav Diaz | Miguel Gomes | Narrativas fundacionais | Estudos cinematográficos

Resumo

Este projeto propõe pensar a questão do "nacional" dentro do cinema contemporâneo. Em um momento de crise nos conceitos de "nação" e "nacionalismo", essas noções continuam sendo usadas no cinema, tanto pela historiografia e pelos estudos cinematográficos quanto por festivais e retrospectivas. Em contraponto às chamadas "narrativas fundacionais" (SOMMER, 2004), que entrelaçavam felicidade doméstica e ideal nacional, nos filmes a serem estudados as esferas "individual" e "nacional" continuam ligadas, mas em chave negativa. Por essa razão, propomos o conceito de "narrativas de dissolução nacional", cuja validade deve ser comprovada (ou recusada) com base nas análises fílmicas, no exame aprofundado da bibliografia e na reflexão teórica. O corpus preliminar é formado por produções oriundas de países "não-centrais" no cânone cinematográfico - Brasil, China, Equador, Filipinas, Taiwan -, cuja visibilidade se situa sobretudo no âmbito de festivais internacionais e da crítica especializada. Os filmes escolhidos interrogam questões nacionais com base em códigos estabelecidos pelas "narrativas fundacionais", subvertendo-os. Entre as hipóteses preliminares, está a relação entre esse interesse pela crise da ideia de nação, crise de identidade nacional, e uma suposta crise do cinema, numa época em que os suportes digitais de gravação e exibição se tornam predominantes e em que o cinema enquanto instituição e lugar físico deixa de ter prevalência nas formas de fruição da imagem em movimento (GAUDREAULT e MARION, 2013).

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