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Inclusão no ensino médio: vivência entre escolares público alvo da educação especial e colegas de turma

Processo: 15/13103-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
Beneficiário:Angelina Leonilda de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Ensino médio   Ambiente escolar   Interação   Público-alvo   Pesquisa qualitativa   Entrevista   Inquéritos e questionários   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colegas de turma | Educação Especial | Ensino Médio | Interação | Público alvo | Educação Especial

Resumo

O processo de inclusão escolar envolve a participação de diversos agentes educacionais, daí a necessidade e importância em se conhecer o ambiente escolar dos alunos PAEE matriculados no ensino médio, em especial às interações e vivências entre tais alunos e seus colegas de turma. Considerando a importância de pesquisas que contemplem a Educação Especial no contexto do Ensino Médio, privilegiam-se neste estudo as relações entre colegas com e sem deficiência. Assim, o presente estudo tem por objetivos: Caracterizar a interação entre aluno PAEE e colegas de sala de aula; identificar a compreensão do colega de sala sobre a inclusão do aluno PAEE em sala de aula e identificar como o aluno PAEE percebe a sua inclusão na sala de aula e interação com os colegas. A justificativa para este trabalho é que se considera de extrema importância investigar como está sendo a interação dos alunos público alvo da educação especial com seus colegas de classe sem deficiência; tendo como referência as interações e vivências entre tais colegas no contexto de sala de aula e demais ambientes na escola de ensino médio. O presente estudo terá como participantes alunos público alvo da educação especial (PAEE) e seus colegas de sala, que estejam matriculados em uma escola de ensino médio de um município de médio porte da região central do estado de São Paulo. Este estudo tem como referência metodológica a abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, usando observações, questionários para os colegas de sala e entrevista semiestruturada para o aluno público alvo da educação especial. Como um dos resultados esperados é a caracterização das interações sociais e vivências entre os alunos público alvo da educação especial matriculados no ensino médio e seus colegas de sala.

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