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Estudo exploratório sobre a escolha alimentar e a susceptibilidade de crianças frente à propaganda de alimentos

Processo: 15/22612-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sebastião de Sousa Almeida
Beneficiário:Isabela Pizzarro Rebessi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade pediátrica   Comportamento alimentar   Consumo de alimentos   Propaganda comercial   Estado nutricional   Suscetibilidade   Persuasão   Pesquisa aplicada   Estudos experimentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escolha alimentar | obesidade infantil | Propaganda de alimentos | protocolo de intervenção | Comportamento alimentar

Resumo

A obesidade infantil é um problema crescente em vários países, podendo ser considerado um assunto de saúde pública. Ela é determinada não somente por fatores biológicos, mas também sociais e ambientais, entre os quais estão as propagandas de alimentos veiculadas pela televisão, que podem contribuir para o crescimento da doença através da influência que exercem nas escolhas alimentares das crianças. Estudos nacionais e internacionais comprovam que as propagandas alimentares figuram entre as categorias mais veiculadas, em sua grande maioria compostas por alimentos considerados não-saudáveis. Assim, esse estudo objetiva construir e testar um protocolo de intervenção cuja finalidade é diminuir a susceptibilidade de crianças de oito a nove anos frente às propagandas veiculadas pela televisão, especialmente de produtos alimentares. Participarão da amostra 40 crianças de uma escola particular da cidade de Ribeirão Preto. O grupo experimental receberá uma intervenção feita pela pesquisadora com o objetivo de esclarecer a verdadeira intenção da propaganda e suas técnicas de persuasão, bem como a qualidade nutricional dos alimentos ali veiculados. Ao final do estudo, serão comparadas as escolhas alimentares das crianças e suas respostas na ficha de figuras, submetendo-se os dados a um teste de normalidade a fim de decidir pelo uso de uma estatística paramétrica ou não-paramétrica.

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