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Histórico de bullying em pais/cuidadores e procedimentos adotados em casos envolvendo seus filhos

Processo: 15/25006-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Rachel de Faria Brino
Beneficiário:Thaís Pilon Ferro
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Pais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | pais | percepção | Procedimentos | Bullying

Resumo

O bullying é um problema que está presente mundialmente nas escolas. A ocorrência deste fenômeno pode acarretar em danos físicos e psicológicos aos envolvidos, principalmente, aqueles que se envolvem como vítimas. As consequências do bullying podem ser momentâneas e/ou perdurarem ao longo da vida do sujeito, influenciando seus comportamentos e pensamentos na fase adulta. Sabe-se que os pais são pessoas importantes para a prevenção e combate ao bullying. Entretanto, a eficácia e os tipos de procedimentos adotados pelos mesmos frente ao envolvimento dos seus filhos (as) em bullying podem estar relacionados a diferentes fatores, como por exemplo, as crenças destes pais sobre esta forma de violência. A literatura mostra que as crenças de uma pessoa são formadas essencialmente pelas suas experiências e podem determinar a forma como essa pessoa irá agir ao longo de sua vida em relação a um fenômeno. O objetivo deste estudo é verificar a percepção atual e os procedimentos adotados nos três níveis de prevenção (primária, secundária e terciária) dos pais em relação ao envolvimento de seus filhos em bullying, de dois grupos de cuidadores, que foram e que não foram vítimas de bullying na infância/adolescência. Participarão deste estudo pais/cuidadores com filhos (as) entre 10 e 14 anos de idade, matriculados no Ensino Fundamental 2 de uma escola particular no interior do Estado de São Paulo. O instrumento "Questionário para Pais sobre percepção, procedimentos e histórico em relação ao bullying" foi desenvolvido para esta pesquisa e será respondido simultaneamente e presencialmente pelos participantes na respectiva escola. Este instrumento coletará informações a respeito da história de envolvimento em bullying na infância/adolescência dos pais/cuidadores, procedimentos adotados pelos mesmos frente ao possível envolvimento de seus filhos (as) em bullying e percepções atuais sobre esse fenômeno. Os dados coletados por meio do questionário serão analisados de forma qualitativa. As respostas dos pais/cuidadores com histórico em bullying na infância/adolescência serão comparadas com as respostas de pais/cuidadores sem este tipo de experiência no passado. (AU)

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