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Descentrando a docência do Direito? Mulheres e diferença no ensino jurídico em perspectiva comparada.

Processo: 15/21776-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 04 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 03 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria da Gloria Bonelli
Beneficiário:Maria da Gloria Bonelli
Pesquisador Anfitrião: Hilary Ann Kay Sommerlad
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Leeds, Inglaterra  
Assunto(s):Sociologia das profissões
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Docência do Direito | Gênero e Diferença | Professoras e professores | Profissões jurídicas | Sociologia das Profissões

Resumo

O estudo investiga como a fragmentação dos modelos de instituição de ensino superior e a diversificação da composição social de seus professores, com a incorporação das mulheres e da diferença no corpo docente atuaram sobre o ensino jurídico no Brasil, e desenvolve uma perspectiva comparada, com pesquisa no exterior, na Faculdade de Direito da Universidade de Leeds, no Reino Unido. A hipótese é que esse processo globalmente difundido esteja produzindo descentramento na docência do Direito, ao mesmo tempo que engendra formas de sua homogeneização. O projeto procura identificar tais deslocamentos, compreendendo que eles não erradicam desigualdades nem dominação, mas não se restringem a reprodução de um padrão hegemônico fixo. Para o trabalho de campo recorre à abordagem qualitativa, com estudos de casos, observação, entrevista semiestruturadas, pesquisa documental e histórica, bem como a coleta de dados secundários quantitativos.

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