Busca avançada
Ano de início
Entree

Indexando Domínios de Atributos em SGBDs Relacionais

Processo: 15/15392-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Caetano Traina Junior
Beneficiário:Paulo Henrique de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/20360-5 - Aumentando a Escalabilidade em Limpeza de Dados Holística, BE.EP.DR
Assunto(s):Metadados   Banco de dados

Resumo

Aplicações modernas demandam uma maior flexibilidade em termos de gerenciamento de dados, com a qual os esquemas rígidos dos Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Relacionais (SGBDRs) não têm lidado adequadamente. Dessa demanda, surgiram SGBDs que não seguem o Modelo Relacional e, usualmente, não utilizam SQL, a linguagem de acesso típica dos SGBDRs. Entretanto, esses SGBDs, chamados de NoSQL (Not Only SQL), prevalecem apenas por suas ferramentas mais proeminentes no momento, e não por um modelo de sustentação conceitual. Isso causa incertezas em instituições que dependem dessas ferramentas por longo prazo, pois o fato de uma ferramenta ser adequada no momento não garante que ela será adequada ou que sequer continuará existindo futuramente. Diante disso, este projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de soluções de gerenciamento de dados que atendam aos requisitos de flexibilidade das aplicações modernas, mas que mantenham o Modelo Relacional como referência conceitual. Parte-se da premissa de que a rigidez dos SGBDRs atuais decorre de como estes foram implementados e que é possível implementar um SGBDR que proporcione: (i) flexibilidade ao definir uma relação, de maneira que a estrutura das tuplas não precise ser idêntica para toda a relação nem precise ser detalhadamente definida em uma estrutura tabular; (ii) flexibilidade ao definir um índice, para que este possa ser associado a atributos de diferentes relações com base no domínio dos mesmos, inclusive atributos não previstos no esquema. Nesse contexto, este projeto propõe definir e desenvolver o conceito de índice de domínio, de forma a proporcionar tal flexibilidade aos SGBDRs atuais. Também é proposto o desenvolvimento de um protótipo com os módulos necessários à extensão de um SGBDR para executar e avaliar o novo conceito.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, PAULO H.; SCABORA, LUCAS C.; CAZZOLATO, MIRELA T.; OLIVEIRA, WILLIAN D.; PAIXAO, RAFAEL S.; TRAINA, AGMA J. M.; TRAINA, CAETANO. Employing Domain Indexes to Efficiently Query Medical Data From Multiple Repositories. IEEE JOURNAL OF BIOMEDICAL AND HEALTH INFORMATICS, v. 23, n. 6, p. 2220-2229, NOV 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.