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A "Justiça Ambiental" nas pesquisas em Educação Ambiental: análise de teses e dissertações brasileiras

Processo: 15/20352-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Luiz Marcelo de Carvalho
Beneficiário:Thaís Angeli
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Estado da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abordagem histórico-cultural | EArte | Educação Ambiental Crítica | Estado da arte | materialismo histórico-dialético | Educação Ambiental

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos de investigação: caracterizar, quanto ao contexto de produção, as pesquisas de Educação Ambiental (EA) que abordam o tema "justiça ambiental" e identificar os significados atribuídos ao tema nestas pesquisas. Pretende também explorar os significados atribuídos às relações construídas entre EA e "justiça ambiental", bem como às potencialidades e os limites da EA para a promoção da "justiça ambiental". Espera-se que essa análise permita explorar o processo de construção de sentidos sobre as possíveis relações entre EA e "justiça ambiental". Este estudo está inserido no esforço de trabalho do projeto "Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil" - EArte, que tem como objetivos, entre outros, constituir um acervo das dissertações e teses brasileiras sobre EA e realizar estudos descritivos e analíticos sobre esta produção. Por esse motivo, a produção analisada neste trabalho consistirá em teses e dissertações defendidas no período de 1981 a 2014 e cadastradas no banco de teses e dissertações do projeto EArte. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo "estado da arte". Considerando os objetivos de investigação da presente pesquisa, o referencial teórico-metodológico utilizado será o da abordagem histórico-cultural, que compreende o ato da pesquisa como uma relação dialógica entre sujeitos possibilitada pela linguagem. Nessa perspectiva reconhece-se a interação como essência do estudo dos fenômenos humanos, tendo como pano de fundo os pressupostos e reflexões de Lev Vygotsky e de Mikhail Bakhtin quanto ao significado e lugar da linguagem nesse processo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANGELI, Thaís. Os significados de justiça ambiental nas pesquisas em educação ambiental: uma análise a partir de teses e dissertações brasileiras. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.