Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição e avaliação das habilidades de estudantes de Fonoaudiologia para lidar com situações problema durante a realização de exames de audição em crianças.

Processo: 16/05890-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Antonio Bento Alves de Moraes
Beneficiário:Karolina Pessote Sideri
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50419-2 - Comportamento e saúde bucal: perspectivas interdisciplinares e aspectos emocionais no processo saúde-doença, AP.TEM
Assunto(s):Psicologia da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exames de audição | Situações Problema | Psicologia da Saúde

Resumo

Está em desenvolvimento um projeto voltado para a questão da formação de profissionais para o atendimento de crianças consideradas como não-colaboradoras durante a avaliação audiológica. O estudo busca descrever e avaliar as habilidades de estudantes de Fonoaudiologia para lidar com situações problema que podem surgir durante a realização de exames de audição em crianças, em estágios supervisionados do curso de Fonoaudiologia da Unicamp. As análises preliminares permitem indicar a existência de muitos casos de não colaboração de crianças, durante a realização de exames audiológicos. Para o aprofundamento da análise, propõe-se a realização de novo estudo, que amplia o projeto em andamento, com o objetivo de caracterizar situações de dificuldade na colaboração e participação de crianças diante da avaliação audiológica. De forma semelhante ao presente projeto, os participantes serão alunos estagiários e pacientes (de 1 a 6 anos) do estágio de audiologia do quarto ano do curso de fonoaudiologia da UNICAMP, cujos responsáveis concordem em participar da pesquisa e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados encontrados serão analisados de forma qualitativa e quantitativa.Esse projeto dará continuidade às análises realizadas ao longo dos últimos anos para integrar o projeto temático Comportamento e Saúde Bucal (processo 06/55986-4, FAPESP). Como parte do mesmo, foi realizada análise de dados que resultou em várias publicações (Nascimento, Batista, Rolim, Rocha & Moraes, 2011; Batista, Nascimento, Rolim, Rocha, Rodrigues, Ambrosano & Moraes, 2011). Um novo projeto temático em andamento dá continuidade a essa proposta: Comportamento e Saúde Bucal: perspectivas interdisciplinares e aspectos emocionais no processo saúde-doença (processo 11/50419-2, FAPESP). O presente projeto é parte desse projeto temático, coordenado pelo Prof. A. B. A Moraes, FOP, Unicamp.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)