Busca avançada
Ano de início
Entree

Transições em sistemas complexos acoplados não-estacionários com perturbação mínima

Processo: 15/23487-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Elbert Einstein Nehrer Macau
Beneficiário:Thiago de Lima Prado
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50151-0 - Fenômenos dinâmicos em redes complexas: fundamentos e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Análise de séries temporais   Redes complexas   Sistemas não lineares

Resumo

Muitos são os sistemas dinâmicos cuja estacionariedade não pode ser definida a tempofinito, e para sistemas dinâmicos reais isso torna-se quase a regra por raramente serpossvel definir e atingir tal estado. Assim sendo, é necessario avaliar tais sistemas utilizandoferramentas que pressupõem tal caracterstica, e possam ser implementadas mesmoem situacões complexas, como os cenários derivados de analises climaticas (com poucaquantidade de dados) ou de sistemas neuronais (nos quais a aquisisão contém intrinsecamentemuito rudo e a aquisisão recorrente não é possvel). Algumas das mais importantesferramentas e com facil aplicasão a tais problemas são derivadas do conceito derecorrência de Poincare, sendo que uma das muitas abordagens e atraves dos mapas derecorrência (RPs), o qual gera uma matriz de zeros e uns denindo as porcões recorrentesda evolusão dinâmica. Diversos são os quanticadores de recorrência que podem serextrados dos gracos, um dos mais relevantes e o determinismo (DET), que se baseianas linhas diagonais do RP e gera um quanticador de predicabilidade do sistema. Talferramenta (e outras baseadas em conceitos semelhantes) foi demonstrada ser bastanteutil para determinar transições de diferentes tipos (tal qual periodico-caos, caos-caos,caos-hipercaos dentre outros), e para os mais diversos tipos de sistemas dinâmicos. Nessaproposta de trabalho mostraremos como uma analise criteriosa com recorrências pode serutil no entendimento de fenômenos climaticos, sistemas dinâmicos acoplados e neuronais,baseando-se em nossa experiência previa com sistemas não estacionarios.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS LIMA, GUSTAVO ZAMPIER; LOBAO-SOARES, BRUNO; CORSO, GILBERTO; BELCHIOR, HINDIAEL; LOPES, SERGIO ROBERTO; PRADO, THIAGO DE LIMA; NASCIMENTO, GEORGE; DE FRANCA, ARTHUR CAVALCANTI; FONTENELE-ARAUJO, JOHN; IVANOV, PLAMEN CH. Hippocampal and cortical communication around micro-arousals in slow-wave sleep. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, APR 10 2019. Citações Web of Science: 0.
DOS SANTOS LIMA, GUSTAVO ZAMPIER; LOPES, SERGIO ROBERTO; PRADO, THIAGO LIMA; LOBAO-SOARES, BRUNO; DO NASCIMENTO, GEORGE C.; FONTENELE-ARAUJO, JOHN; CORSO, GILBERTO. Predictability of arousal in mouse slow wave sleep by accelerometer data. PLoS One, v. 12, n. 5 MAY 18 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.