Busca avançada
Ano de início
Entree

Fundamentos Educativos do Cinema: estudos hermenêuticos sobre os imaginários contemporâneos

Processo: 15/22072-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 15 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rogério de Almeida
Beneficiário:Rogério de Almeida
Pesquisador Anfitrião: Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Assunto(s):Hermenêutica   Produção de sentido   Análise de filmes   Imaginário   Contemporaneidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise fílmica | cinema e educação | contemporaneidade | hermenêutica | Imaginário | Produção de Sentido | Cinema e Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa no exterior objetiva estudar, em uma perspectiva hermenêutica, os fundamentos educativos do cinema e sua relação com os imaginários contemporâneos da distopia, do niilismo e da afirmação. Os fundamentos educativos do cinema - cognitivo, filosófico, estético, mítico, existencial, antropológico e poético - constituem as categorias de análise fílmica a serem empregadas na busca de compreensão dos imaginários da distopia, do niilismo e da afirmação configurados pelos filmes selecionados: Cosmópolis (2012) de David Cronenberg, Holy Motors (2012) de Leos Carax, O Som ao Redor (2012) de Kleber Mendonça Filho, O Anticristo (2009) de Lars Von Trier, O Cavalo de Turim (2011) de Bela Tarr, A Grande Beleza (2013) de Paolo Sorrentino, A Febre do Rato (2011) de Cláudio Assis e Winter Sleep (2014), de Nuri Bilge Ceylan, entre outros. O que se intenta é compreender - daí a opção metodológica pela hermenêutica - como essas películas dialogam com o contemporâneo na fabulação de imagens do mundo que exercem uma pressão pedagógica na produção, disseminação e interpretação dos sentidos e modos de viver atualmente em circulação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)