Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação para o português do teste de habilidades pragmáticas de Shulman

Processo: 16/01812-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Joice Naiara Batista Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação humana   Linguagem   Conversação   Crianças em idade escolar   Ensino fundamental   Pragmática   Avaliação fonoaudiológica   Pesquisa aplicada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação da pragmática | Desenvolvimento tipico | Linguagem | linguagem

Resumo

A Pragmática é uma habilidade linguística e relaciona-se ao funcionamento da linguagem em determinados contextos de comunicação. Há uma relação entre a pragmática, a linguagem e a interação, que permite uma comunicação eficaz em diferentes situações. A avaliação da pragmática tem extrema importância para o diagnóstico fonoaudiológico. O Test of Pragmatic Skills, avalia a pragmática de crianças de três a oito anos, considerando suas intenções comunicativas e habilidades de comunicação em meio a um ambiente de interação, o teste utiliza jogos específicos que possibilitam observar dez categorias de intenções comunicativas. Objetivo: avaliar a pragmática de crianças, com desenvolvimento típico, de sete a oito anos para a adaptação do Teste de Habilidades Pragmáticas de Shulman. Método: Participarão da pesquisa vinte crianças de 7:00 a 7:11 anos e vinte crianças de 8:00 a 8:11 de uma escola pública de Ensino Fundamental.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)