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Automatização de um sistema criogênico para medidas eletro-ópticas

Processo: 16/02085-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Marcio Daldin Teodoro
Beneficiário:Izabela Zamboti do Lago
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/18719-1 - Dinâmica de portadores eletrônicos em nanoestruturas semicondutoras, AP.JP
Assunto(s):Linguagem de programação   Sistemas quânticos   Semicondutores   Criogenia   Transporte eletrônico   Eletroluminescência   Modelo experimental

Resumo

Este projeto de iniciação científica é dedicado a automatização de um criostato de circuito fechado de hélio para medidas de eletroluminescência em diodos de tunelamento ressonante e medidas de transporte eletrônico em nanoestruturas semicondutoras com aplicação de luz. Para isto, será construído um dedo frio especial para medidas criogênicas, elaboração de um programa em Labview para aquisição e automatização das medidas eletro-ópticas. Medidas de transporte de corrente elétrica x tensão, e eletro-ópticas na região de ressonância serão feitas em função da temperatura no intervalo 8 - 300 K utilizando as facilidades experimentais existentes. Após a elaboração do setup experimental, estudos serão iniciados em amostras de diodos de tunelamento ressonante de GaAs/AlGaAs através de medidas de transporte, fotoluminescência e eletroluminescência. Os resultados experimentais serão contrastados com modelos teóricos feitos pelos colaboradores do Grupo de Nanoestruturas Semicondutoras do Departamento de Física - UFSCar. Todos os tópicos incluídos neste projeto, tais como, a introdução em técnicas experimentais ópticas e de transporte, aprendizado de uma linguagem de programação moderna e robusta, assim como o estudo teórico de sistemas quânticos com barreiras de potencial, são os ingredientes que complementarão as classes teóricas e experimentais que a aluna cursará ao longo deste ano.