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Infância e propaganda institucional: análise dialógica de cartazes do UNICEF em parceria com Maurício de Sousa

Processo: 16/02639-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Marina Célia Mendonça
Beneficiário:Monique de Almeida Neves Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Autoria   Direitos da criança e do adolescente   Propaganda institucional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Autoria | Círculo de Bakhtin | Direitos da Criança e do Adolescente | Propaganda institucional | Análise do Discurso

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar dialogicamente, a partir de estudos bakhtinianos do discurso, um conjunto 25 cartazes da UNICEF, em parceria com o cartunista Maurício de Sousa, cujo tema é os direitos da criança e do adolescente. A discussão a respeito dos direitos infanto-juvenis, no Brasil, ganhou mais espaço após a promulgação da Constituição de 1988, já que esta possibilitou, dois anos mais tarde, a aprovação da Lei 8.069/90, conhecida como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de um documento de direitos humanos que visa assegurar, perante a lei, a proteção da população menor de 18 anos, permitindo, inclusive, uma maior possibilidade de intervenção do Estado com esse intuito. Desde a promulgação do ECA - que em 2015 completou 25 anos - muitos esforços vêm sendo feitos tanto por ONGs quanto pelo próprio governo para que a lei seja implementada, pois a prática é sempre mais desafiadora que o papel. É nesse contexto que se inserem os cartazes em questão: elas integram um conjunto de ações sociais que revelam tentativa de reforçar essa abordagem. Maurício de Sousa, cartunista reconhecido no país, recebeu em 2007 o título de "Escritor do UNICEF para as Crianças", o que destacou ainda mais o trabalho social que já fazia com as personagens da Turma da Mônica. O objetivo principal da pesquisa é investigar a materialização de valores ideológicos que envolvem a problemática dos direitos da criança e do adolescente nos cartazes, trabalhando com o pressuposto de que os mesmos se materializam em um gênero específico do discurso: a propaganda institucional. A pesquisa também tem interesse em responder a outras questões: Qual o destinatário previsto pelos cartazes? Considerando aspectos verbo-visuais do corpus, como o momento da infância/adolescência é representado? Discursos de que esferas circulam pelos cartazes e como se materializam? Como os cartazes respondem aos discursos sociais que polemizam sobre os direitos infanto-juvenis no Brasil? A perspectiva teórico-metodológica adotada compreende trabalhos em torno do Círculo de Bakhtin, em especial os desenvolvidos no Brasil que tomam por objeto o enunciado concreto em relação com os gêneros do discurso, as ideologias, a alteridade, a ética e a estética na produção de sentido. A pesquisa é qualitativa e interpretativa. Como procedimentos metodológicos, consideram-se as propostas da análise dialógica do discurso feitas por pesquisadores brasileiros. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Monique de Almeida Neves. Análise dialógica de publicidades do UNICEF em parceria com Maurício de Sousa: os direitos da criança. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.