Bolsa 16/10430-0 - Bioprospecção, Proteômica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma visão proteotranscriptomica sobre o papel das glândulas de seda de aranhas durante o processo de fiação da seda

Processo: 16/10430-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Mario Sergio Palma
Beneficiário:José Roberto Aparecido dos Santos-Pinto
Supervisor: Gert Lubec
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Vienna, Áustria  
Vinculado à bolsa:13/26451-9 - Bioprospecção e Análise Estrutural das Proteínas da Seda de Artrópodes por uma Abordagem Proteômica Utilizando um Sistema nanoLC-ESI-CID/ETD, BP.PD
Assunto(s):Bioprospecção   Proteômica   Processamento de proteína pós-traducional   Produtos naturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Proteômica | analise transcriptômica | Bioprospecção | glândulas de seda | Modificações pós-traducionais | Seda de Artrópodes | Produtos Naturais

Resumo

As proteínas de seda de aranhas são sintetizadas nas glândulas produtoras de seda, onde as espidroínas são produzidas, armazenadas e processadas em uma fibra sólida a partir de uma solução líquida-cristalina. Apesar do grande interesse nas propriedades da seda de aranhas, que tornam este material adequado para aplicações biomédicas e biotecnológicas, o mecanismo de fiação e formação das fibras de seda não está completamente esclarecido; e até entao, nenhum estudo combinando as abordagens proteômica e transcriptomica foi realizado nas glândulas produtoras de seda de aranhas. Nephila clavipes é uma aranha de teia orbital interessante para-se investigar o processo de fiação e produção da seda, devido as propriedades de resistência, elasticidade e biocompatibilidade de suas fibras de seda. Sendo assim, tendo em vista que a combinação das análises proteômica e transcriptômica podem revelar um repertório extenso de novas proteínas envolvidas no processo de fiação de seda, e de modo a facilitar e permitir uma melhor compreensão de um estudo proteômico em um organismo não-modelo, o presente estudo tem como objetivo a construção de um banco de dados proteomico oriundo de uma biblioteca de RNAm de alta qualidade que possa ser utilizado para identificar padrões de expressões específicos de tecidos em glândulas de seda de aranhas. Atualmente existem técnicas poderosas e eficientes para a geração de conjuntos de dados de transcriptoma em espécies não-modelo utilizando diversas plataformas, como a Illumina HiSeq, Roche 454, Pacific Biosystems, e Applied Biosystems; e as análises de espectrometria de massas permitem que uma grande quantidade de dados proteomicos incluindo estudos de modificações pós-translacionais (PTM) e estudos de análises comparativas, possam ser comparados em diversas condições. No presente estudo, a plataforma Illumina HiSeq 2000 será utilizada para gerar a partir do transcriptoma das glândulas de seda da aranha N. clavipes, uma base de dados de proteínas. Além disso, estudos de PTMs serão realizados utilizando o software Modiro PTM Explorador 1.1, o qual não temos disponível em laboratórios brasileiros. Os dados de transcriptoma gerados poderá fornecer um recurso genômico abrangente e útil para futuras pesquisas com as glândulas de seda do grupo das aranhas orbitais, com a finalidade de melhorar a nossa compreensão sobre o mecanismo global de ação envolvidos na produção, secreção, armazenamento, transporte, proteção e mudanças de conformação das espidroínas durante o processo de fiação, e captura de presas; além disso, esses resultados podem ser relevantes para os cientistas em ciência dos materiais, biologia, bioquímica, e ciências ambientais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APARECIDO DOS SANTOS-PINTO, JOSE ROBERTO; ESTEVES, FRANCIELE GREGO; TORMENA, CLAUDIO FRANCISCO; PEREZ-RIVEROL, AMILCAR; LASA, ALEXIS MUSACCHIO; BUENO, ODAIR CORREA; PALMA, MARIO SERGIO. Proteomic characterization of the fibroin-based silk fibers produced by weaver ant Camponotus textor. JOURNAL OF PROTEOMICS, v. 261, p. 13-pg., . (17/22405-3, 13/26451-9, 17/10373-0, 16/16212-5, 20/10246-0, 16/10430-0, 15/08541-6)
APARECIDO DOS SANTOS-PINTO, JOSE ROBERTO; ESTEVES, FRANCIELE GREGO; SIALANA, FERNANDO J.; FERRO, MILENE; SMIDAK, ROMAN; RARES, LUCACIU CALIN; NUSSBAUMER, THOMAS; RATTEI, THOMAS; BILBAN, MARTIN; BACCI JUNIOR, MAURICIO; et al. A proteotranscriptomic study of silk-producing glands from the orb-weaving spiders. MOLECULAR OMICS, v. 15, n. 4, p. 256-270, . (16/16212-5, 16/10430-0, 13/26451-9, 17/10373-0, 15/14220-8)
ESTEVES, FRANCIELE GREGO; APARECIDO DOS SANTOS-PINTO, JOSE ROBERTO; FERRO, MILENE; SIALANA, FERNANDO J.; SMIDAK, ROMAN; RARES, LUCACIU CALIN; NUSSBAUMER, THOMAS; RATTEI, THOMAS; BILBAN, MARTIN; BACCI JUNIOR, MAURICIO; et al. Revealing the Venomous Secrets of the Spider's Web. JOURNAL OF PROTEOME RESEARCH, v. 19, n. 8, p. 3044-3059, . (15/14220-8, 17/10373-0, 13/26451-9, 16/10430-0, 16/16212-5)