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TERRITÓRIO E GEOGRAFIA NO BRASIL: Uma contribuição à epistemologia e história do pensamento geográfico

Processo: 16/06896-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Lucas Labigalini Fuini
Beneficiário:Ana Paula Souza de Oliveira Yamamoto
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/17945-3 - Território e geografia no Brasil: uma contribuição à epistemologia e história do pensamento geográfico, AP.R
Assunto(s):Ensino de geografia   Territorialidade   Território   Pós-modernidade   História do pensamento geográfico   Modernidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Des-re-territorializações | Ensino de Geografia | Modernidade | pensamento geográfico no Brasil | pós-modernidade | Territorialidades | território | História do pensamento geográfico

Resumo

O território é um dos conceitos fundamentais da ciência geográfica no desenrolar histórico de seu conhecimento e, no período atual, se encontra cada vez mais presente em trabalhos acadêmicos explicando, de diferentes formas, a maneira como a sociedade controle, se apropria e produz o espaço por meio de determinantes multidimensionais e multiescalares. Neste projeto, pretendemos analisar, com profundidade, a caracterização que o conceito de território adquiriu na geografia cientifica construída no Brasil no período de transição modernidade-pós-modernidade (de fins dos anos de 1970 ao período atual), buscando explorá-lo em sua natureza política, econômica, social, cultural e didático-pedagógica e na lógica de suas nuances, as territorialidades, des-re-territorializações, identidades territoriais, movimentos socioterritoriais e do desenvolvimento no/do território.A presente bolsa de TT estará voltada, mais especificamente, ao estudo da ocorrência, apropriação e entendimento que o conceito recebe na Geografia escolar e sua produção intelectual e materiais, iniciando pela análise da obra de Carlos Delgado de Carvalho, auge do projeto de modernidade no ensino de Geografia, posteriormente recebendo outras influências que definem o conceito, em seu sentido, como preso uma modernidade, não recebendo todas as influências que a discussão acadêmica pós-moderna já apresenta sobre territórios e territorialidades multiescalares e multidimensionais. Será um trabalho quanti-qualitativo, de rastreamento dos trabalhos produzidos, tabulação e elaboração de quadros e gráficos e posterior análise prévia.

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