Busca avançada
Ano de início
Entree

Introdução aos modelos autoduais de spin-2 e spin-3

Processo: 16/09489-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Denis Dalmazi
Beneficiário:Rafael Robson Lino dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Spin   Partículas elementares   Teoria quântica de campos

Resumo

É possível construir modelos que descrevem partículas elementares de spin-1 e spin-2, com massa, através da combinação de modelos conhecidos como autoduais que só existem em mundos planares (bidimensionais) e possuem helicidade bem definida. Dessa forma, os modelos autoduais tornam-se blocos básicos de montagem de uma teoria de campos para partículas elementares. Essa idéia construtivista funciona bem para spin-1 e spin-2, porém parece que para spin-3 a existência de campos auxiliares de rank inferior ao do campo principal, dificulta a dedução da teoria de spin-3 final e só parte do modelo é obtido. Acreditamos que a razão por trás disso é que ainda não conhecemos uma descrição conveniente de modelos autoduais de spin-3 que foram introduzidos na literatura de forma não sistemática. Até mesmo os modelos autoduais de spin-2 foram construídos de forma um tanto ad hoc. Neste projeto o estudante fará uma investigação sobre os modelos autoduais, de primeira ordem em derivadas, existentes na literatura para spin-2 e spin-3. Os estudos serão feitos através de, transformações de Poincaré e teorema de Noether, equações de Euler-Lagrange e cálculo de propagador. O objetivo primordial do projeto é introduzir o estudante a técnicas comumente usadas em teoria de campos, especialmente no caso simplificado em questão onde lidamos somente com partículas que interagem apenas com fontes externas (teorias quadráticas em campos). Como resultados esperamos que o estudante adquira uma formação técnica suficiente para atacar outros problemas em teoria de campos. Tecnicamente esperamos obter novos modelos autoduais de spin-2 e spin-2 ou na pior das hipóteses provar a unicidade dos modelos atuais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DALMAZI, D.; DOS SANTOS, A. L. R.; LINO DOS SANTOS, R. R. Higher order self-dual models for spin-3 particles in D=2+1. Physical Review D, v. 98, n. 10 NOV 5 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.