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A Dream of Passion: levantamento e análise dos processos stanislavskianos de interpretação tal como formulados por Lee Strasberg

Processo: 16/06545-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Maria Sílvia Betti
Beneficiário:Carolina Xavier de Oliveira Longatti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diretores   Representação (artes)   Adaptação teatral   Atores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação de atores | processos stanislavskianos de interpretação | Teatro Norte-Americano | uso da memória afetiva | Teatro Norte-americano

Resumo

Este projeto tem como tema o estudo das formulações do diretor norte-americano Lee Strasberg acerca do uso da memória afetiva como base para o trabalho interpretativo do ator, desenvolvidas em seu livro "A Dream of Passion", e a aplicação prática de alguns de seus exercícios com um grupo de atores - integrado por alunos que se encontram em formação dentro do curso de Letras da FFLCH-USP- registrada e documentada por meio de vídeos, fotos e depoimentos. Em sua obra, Strasberg empreende uma síntese e um retrospecto analítico de sua trajetória de formação e dos conceitos e exercícios que desenvolveu ao longo de seu trabalho como diretor e como formador de atores ao longo de três etapas sucessivas de trabalho, primeiramente como participante das oficinas do American Laboratory Theatre entre 1924 e 1931, depois como um dos diretores do Group Theatre entre 1931 e 1936, e por fim como diretor do Actors Studio entre 1949 e 1982. O livro de Strasberg, cujo título foi baseado em uma das cenas de Hamlet (cena 2 do Ato II) do dramaturgo William Shakespeare, tem como objetivo alcançar uma forma natural e ao mesmo tempo pungente de levar para a arte da interpretação (sonho) a força da paixão. Esse é o objetivo de Strasberg com seu método, cujas bases estão nas reflexões e processos de trabalho interpretativo formuladas por Stanislavski a respeito da atuação. Assim, o estudo do método desenvolvido por Strasberg e sua aplicação aponta para importantes questões acerca da arte interpretativa, e que nortearão a pesquisa a ser desenvolvida: qual o fundamento técnico da interpretação do ator? Como pode o ator ao mesmo tempo sentir e exercer controle técnico sobre aquilo que sente?

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