Busca avançada
Ano de início
Entree

Geografia escolar, currículo e identidade: o papel das temáticas físico-naturais na construção da idéia de nação

Processo: 16/11817-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Rafael Straforini
Beneficiário:Thiago Manhães Cabral
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade nacional   Ensino de geografia   Currículo   Território   História da geografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | História da Geografia Escolar | Identidade Nacional | Temáticas físico-naturais | território | Ensino de Geografia

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é compreender como as propostas curriculares da geografia escolar, no contexto político do Estado nacionalista brasileiro de Vargas (1930-1945), contribuíram para a construção da identidade nacional com base no território, a partir das abordagens físico-naturais de representação. Assim, acreditamos que esta revisitação às funções da geografia escolar no Brasil é importante porque contribui para uma reflexão acerca do papel das práticas pedagógicas em geografia ao trabalhar o espaço brasileiro, práticas estas que, em certos aspectos, preservam-se até hoje. Lançamos mão dos recursos metodológicos da pesquisa qualitativa, privilegiando a pesquisa documental, a análise dos materiais didáticos da geografia e obras acadêmicas de referência para a geografia escolar. Pretendemos, ao final, elucidar a materialização do processo de construção identitária brasileira na geografia escolar, identificando suas impressões em orientações pedagógicas e nos materiais didáticos produzidos no período de análise proposto, prestando especial para a análise do discurso inerente à linguagem, ao tratamento cartográfico e às descrições imagéticas que dão forma às representações das temáticas físico-naturais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)