Busca avançada
Ano de início
Entree

Elaboração de um programa de intervenção multissensorial para escolares com Dislexia: aplicação e controle de eficácia terapêutica

Processo: 16/01370-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira César
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita   Estudos de intervenção   Leitura   Aprendizagem   Dislexia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Dislexia | estudos de intervenção | Leitura | Linguagem Escrita

Resumo

Este projeto tem por objetivos propor 2 estudos, sendo que o Estudo 1 visa elaborar um programa de intervenção multissensorial para escolares com dislexia e o Estudo 2 visa verificar a aplicação e a eficácia do programa de intervenção multissensorial, elaborado no estudo 1, com escolares com dislexia. O programa que será elaborado no Estudo 1 terá como base as cinco habilidades necessárias para garantir a eficácia das instruções de leitura, ou seja, a habilidade metafonológica, o princípio alfabético, o vocabulário, a fluência e a compreensão de leitura. A aplicação do programa será realizado por meio de um estudo piloto, no qual participarão 40 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia que frequentam 3°ao 5° ano do ensino fundamental, na faixa etária de 8 e 10 anos e 11 meses de idade, de ambos os gêneros, divididos em 2 grupos. Grupo I (GI):composto por 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia que participarão do programa de intervenção multissensorial elaborado no Estudo 1, Grupo II (GII): composto por 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia que não participarão do programa de intervenção multissensorial elaborado no Estudo 1. Todos os escolares deste estudo serão submetidos na pré e pós-testagem à aplicação do protocolo de provas de habilidades metalinguísticas e de leitura (PROHMELE), do Protocolo de Avaliação da Ortografia (Pró-Ortografia) e o Teste de Vocabulário por Figuras USP (TVFUSP).Os resultados serão analisados estatisticamente com o objetivo de comparar o desempenho entre os escolares submetidos e não submetidos ao programa de intervenção elaborado para este estudo com a finalidade de verificar a eficácia da intervenção elaborada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CÉSAR, Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira. Programa fonoaudiológico de intervenção multissensorial para sujeitos com dislexia: aplicação e significância clínica. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.