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Avaliação microestrutural da liga AA2198-T851 soldada por fricção-mistura (FSW)

Processo: 16/10205-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Waldek Wladimir Bose Filho
Beneficiário:Evandro Menassi Siqueira
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/13235-6 - Estudo da corrosão localizada e caracterização da resistência à corrosão associada à fadiga na região de solda em ligas de alumínio de elevada resistência soldadas por fricção (FSW), AP.TEM
Assunto(s):Aeronaves   Soldagem por fricção   Microestruturas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterização microestrutura | Liga AA2198-T851 | Liga AlCuLi | Solda fricção-mistura | Estudo das propriedades microestruturais dos metais

Resumo

O crescimento do mercado aeroespacial vem proporcionando o aumento da competição entre os fabricantes de aeronaves, levando-os a reduzir custos operacionais e a busca por soluções criativas. Nesse sentido, nota-se a constante procura por materiais, métodos e processos cada vez mais eficientes que permitam a redução do peso e o consumo de combustível, elevando o desempenho das aeronaves e contribuindo com o meio ambiente. Sendo assim, novos processos de fabricação são estudados e desenvolvidos a fim de substituir os tradicionais métodos de produção por rebitagem que apresentam, como desvantagens, redução das propriedades mecânicas devido aos furos por onde passam os rebites, aumento do peso estrutural e a aceleração de trincas por fadiga. Como proposta de solução, pode-se citar a soldagem por fricção-mistura (Friction Stir Welding, ou simplesmente "FSW"). A fim de aprofundar os conhecimentos neste processo, este estudo busca realizar uma análise detalhada da microestrutura da liga AA2198-T851 soldada por fricção-mistura, através da Microscopia Óptica (MO), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), Difratometria de Elétrons Retroespalhados (EBSD), perfil de dureza e ensaios de tração. Tais análises visam uma avaliação mais ampla e confiável sobre a viabilidade do uso deste tipo de liga e permitem predizer o comportamento de uma junta desse tipo durante a operação de uma aeronave, pois esta pesquisa propiciará o avanço no conhecimento para uso deste processo na estrutura da janela, substituindo o atual processo de rebitagem.

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