Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação epididimária da fertilidade no homem

Processo: 16/05487-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 21 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ricardo Pimenta Bertolla
Beneficiário:Larissa Berloffa Belardin
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/02850-2 - Mecanismos epididimários de regulação pós-transcricionais na varicocele: relação com infertilidade masculina, BE.EP.DR
Assunto(s):Infertilidade masculina   Reprodução humana   Sêmen   Proteínas   Espermatozoides

Resumo

A análise seminal - método inicial de avaliação do potencial fértil masculino - possui baixa correlação com a fertilidade, sendo insuficiente como método diagnóstico de infertilidade masculina. É importante que haja a melhor compreensão dos mecanismos moleculares que levam a alterações nos espermatozoides e, consequentemente, a problemas de fertilidade em homens. Dentre as moléculas que são relacionadas à função dos espermatozoides, destacam-se as proteínas do plasma seminal, as quais são capazes de se ligar aos espermatozoides e atuar na sua sobrevivência, na regulação da motilidade e da capacitação, na resposta imune no trato reprodutor feminino e na fusão do espermatozoide com o oócito. Alguns estudos anteriores do nosso grupo nos permitiram entender o ambiente proteômico do plasma seminal na infertilidade masculina. Dentre as proteínas encontradas, destaca-se a proteína ELSPBP1 (Epididymal sperm-binding protein 1), hiperexpressa em espermatozoides de amostras com alta fragmentação de DNA. A ELSPBP1 é secretada à luz do epidídimo por microvesículas epididimárias (epididimossomos) e sua função é regulada por meio de metaloproteinases de matriz (MMPs) e suas inibidoras (TIMPs). Hipotetizamos que há transferência de ELSPBP1 dos epididimossomos presentes no plasma seminal para a membrana de espermatozoides danificados, como espermatozoides com DNA fragmentado. Hipotetizamos, ainda, que esta proteína media a ligação desses espermatozoides marcados ao colágeno tipo I, levando à formação de aglomerados de espermatozoides-colágeno, removendo-os da população de espermatozoides saudáveis após a ejaculação. Objetivamos, pois, determinar a utilização da proteína ELSPBP1 como biomarcadora de fragmentação de DNA em espermatozoides humanos em diferentes condições de infertilidade. Os objetivos específicos dos quatro subestudos envolvidos nesse projeto são: (i) determinar a expressão da proteína ELSPBP1 na população ejaculada e em espermatozoides viáveis selecionados por meio de processamento seminal; (ii) determinar a expressão da proteína ELSPBP1 no plasma seminal em diferentes causas de infertilidade masculina; (iii) verificar a expressão de sete proteínas envolvidas na via da proteína ELSPBP1 (ELSPBP1, TIMP1, 2, 3 e 4 e MMP1, 2, e 7) para determinar a sua ação na qualidade seminal, em diferentes causas de infertilidade masculina; (iv) verificar se a proteína ELSPBP1 é capaz de remover espermatozoides com baixa qualidade de DNA da amostra. Para tanto, serão utilizadas as técnicas de imunocitoquímica, Western blotting de espermatozoides e plasma seminal e ensaios multiplex MagPix®, para verificar os níveis da proteína ELSPBP1 e de proteínas de sua via em diferentes condições biológicas, e o método de Magnetic-activated cell sorting (MACS) para avaliar se a proteína ELSPBP1 consegue separar espermatozoides com baixa qualidade de DNA da amostra.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLLI, LUCAS GIGLIO; BELARDIN, LARISSA BERLOFFA; ECHEM, CINTHYA; AKAMINE, ELIANA HIROMI; ANTONIASSI, MARIANA PEREIRA; ANDRETTA, RHAYZA ROBERTA; MATHIAS, LUCAS SOLLA; DE PAULA RODRIGUES, STEPHEN FERNANDES; BERTOLLA, RICARDO PIMENTA; CATELLI DE CARVALHO, MARIA HELENA. Systemic arterial hypertension leads to decreased semen quality and alterations in the testicular microcirculation in rats. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, JUL 30 2019. Citações Web of Science: 0.
BELARDIN, LARISSA BERLOFFA; ANTONIASSI, MARIANA PEREIRA; CAMARGO, MARIANA; INTASQUI, PAULA; FRAIETTA, RENATO; BERTOLLA, RICARDO PIMENTA. Semen levels of matrix metalloproteinase (MMP) and tissue inhibitor of metallorproteinases (TIMP) protein families members in men with high and low sperm DNA fragmentation. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, JAN 29 2019. Citações Web of Science: 3.
BELARDIN, L.; CAMARGO, M.; INTASQUI, P.; ANTONIASSI, M.; FRAIETTA, R.; BERTOLLA, R. Cysteine-rich secretory protein 3: inflammation role in adult varicocoele. ANDROLOGY, v. 7, n. 1, p. 53-61, JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.