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Desenvolvimento de um protótipo de um motor de combustão interna de ignição por centelha com taxa de compressão e cilindrada variáveis

Processo: 16/14073-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Acordo de Cooperação: Peugeot Citroën
Pesquisador responsável:Janito Vaqueiro Ferreira
Beneficiário:Gabriel Zambon
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50238-3 - Estudo conceitual de um motor avançado a etanol, AP.BIOEN.CPE
Assunto(s):Motores de combustão interna   Ignição   Poluição ambiental   Impactos ambientais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cilindrada variável | Ignição por Centelha | Motores de Combustão Interna | Projeto de Sistemas Mecânicos | Taxa de compressão variável | Motores de combustão interna de ignição por centelha

Resumo

Os efeitos da poluição ambiental a curto e longo prazos têm sido um dos maiores incentivos para o desenvolvimento tecnológico em diversos setores industriais. A implementação, por parte dos órgãos governamentais de muitos países, de leis que regulam a emissão de poluentes trouxe à indústria automotiva um grande desafio: aumentar a eficiência dos veículos, reduzindo os impactos ao meio-ambiente e garantindo a satisfação dos clientes. Este projeto visa desenvolver o protótipo de um motor de combustão interna de ignição por centelha com taxa de compressão e cilindrada variáveis, sendo tais parâmetros controlados de forma independente. O uso da modificação do curso do pistão para regular a potência fornecida pelo motor eleva a pressão no coletor de admissão, diminuindo o trabalho de bombeamento da mistura ar/combustível para o interior do cilindro. Havendo, ainda, a necessidade de se reduzir a carga, o aumento da taxa de compressão compensa as perdas do estrangulamento e promove a melhoria da eficiência do conjunto mecânico. O protótipo será confeccionado a partir do motor AP da Volkswagen de 1.8 L e com quatro cilindros em linha, visto que alguns componentes serão aproveitados, enquanto outros, modificados ou fabricados. (AU)

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