Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de diferentes programas de treinamento aeróbio sobre a cinética do consumo de oxigênio

Processo: 16/12035-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Fábio Santos de Lira
Beneficiário:Raoni Bernardes Malta
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo   Exercício físico   Fisiologia do exercício
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:exercício físico | hiit | metabolismo | Fisiologia do Exercício

Resumo

A procura por atividade física tem aumentado, principalmente por questões de saúde e estética. As pessoas buscam diferentes programas de treinamento que melhorem a sua qualidade de vida. Por isso, o treinamento aeróbio tem se mostrado uma alternativa e uma estratégia recomendada por especialistas da área, tanto para indivíduos saudáveis quanto para pessoas com algum comprometimento cardiovascular, visando o melhoramento da saúde. Uma das estratégias utilizadas é o treinamento aeróbio contínuo, que ajuda a manter e a reduzir o peso corporal, proporciona uma redução na massa gorda, além de um aumento na massa magra. Nos últimos anos surgiu um novo programa, o treinamento aeróbio intervalado de alta intensidade (sigla usada em inglês - HIIT). Estudos relatam que o HIIT tem melhorado o metabolismo aeróbio, aumentando a capacidade de transporte e utilização do oxigênio, assim como o aumento da capacidade de oxidação de ácidos graxos. As adaptações no metabolismo anaeróbio aumentam o conteúdo muscular de proteínas ligadas à oxidação e transporte de glicose, acompanhada a redução na taxa de utilização desse substrato durante a realização do esforço. Portanto, esse projeto tem como objetivo avaliar a efetividade de diferentes programas de treinamento aeróbio sobre a cinética do consumo de oxigênio em jovens adultos. Para testar a hipótese proposta pelo projeto, serão recrutados sujeitos do sexo masculino, eutróficos, com idade entre 18 e 30 anos, que divididos em três grupos, possam identificar quais serão as respostas dos três protocolos frente à capacidade e potência aeróbia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MALTA, Raoni Bernardes. Avaliação de diferentes programas de treinamento aeróbio sobre a aptidão aeróbia. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp).