Busca avançada
Ano de início
Entree

"Nos ciclos da ambição: uma leitura dos romances A mão e a luva, de Machado de Assis e Sonhos d´ouro, de José de Alencar."

Processo: 15/15400-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Jefferson Cano
Beneficiário:Priscila Salvaia
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Romantismo   Machado de Assis   José de Alencar   Imprensa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Folhetim | Imprensa | josé de alencar | Machado de Assis | Romantismo | História e historiografia literária

Resumo

Separados por um breve intervalo de tempo, os romances Sonhos d´ouro (1872), de José de Alencar e A mão e a luva (1874), de Machado de Assis, convergem ao tratarem do tema da ambição social em meio a um cenário histórico tonalizado pelo ideário liberal. Neste projeto sugerimos uma leitura dessas obras, relacionando-as em suas similaridades e disparidades, e tendo como preocupação constante inseri-las nos debates intelectuais identificados na imprensa da época. Nesse percurso, pretendemos investigar os possíveis diálogos, empréstimos e reciprocidades que poderiam ter influenciado a experiência dos autores. E de maneira mais específica, abordaremos a concepção do perfil da personagem Guiomar, cuja sina é marcada pelo desejo de ascensão.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALVAIA, Priscila. Nos ciclos da ambição: uma releitura dos romances Sonhos d'ouro (1872), de José de Alencar, e A mão e a luva (1874), de Machado de Assis, através das páginas da imprensa oitocentista. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.