Busca avançada
Ano de início
Entree

Psicologia analítica e arte: a experiência psicológica da recepção de obras de arte e suas implicações

Processo: 16/08820-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Laura Villares de Freitas
Beneficiário:Luisa Rosenberg Colonnese
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectador   Artes   Desenvolvimento humano   Recepção (comunicação)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | C | desenvolvimento humano | Espectador | G | Jung | psicologia analítica | Recepção | Psicologia analítica

Resumo

Com o intuito de delinear de que forma C. G. Jung e autores pós-junguianos articulam o campo da psicologia analítica ao da arte, realizamos um levantamento bibliográfico inicial. Foram considerados, nesse primeiro momento, textos de Jung e artigos de periódicos junguianos atuais e brasileiros, que abordam aspectos relativos à questão da arte (obra, artista, processo criativo, etc). A escassez de trabalhos com referências ao público e sua recepção da arte nos levou a privilegiar esta vertente específica de aproximação entre a psicologia analítica e a arte - a relação do observador com a obra - como tema central de nossa pesquisa. Este projeto busca tecer reflexões sobre a experiência psicológica concernente à apreensão de obras de arte. Os fundamentos da psicologia analítica serão tomados como base na elaboração desta compreensão, bem como na condução metodológica da pesquisa. Além de nos debruçarmos sobre a experiência da recepção da obra de arte, faremos também uma reflexão sobre o alcance atual da psicologia analítica enquanto teoria para se considerar a arte. Para tanto, será necessário: complementar o levantamento bibliográfico; buscar elucidar o raciocínio de Jung em seus escritos sobre arte; delinear o campo artístico considerado neste trabalho; pesquisar publicações da psicologia que abordem os fenômenos relativos à apreensão de obras de arte. Este trabalho trará contribuições para o campo da psicologia analítica, resultando em novas publicações; também auxiliará, ao aprofundar a compreensão da experiência psicológica relativa à fruição da arte, a fundamentar a importância da recepção da arte na educação e seu papel no auto-conhecimento, assim como trará indícios sobre a função social de manifestações artísticas em diversos espaços públicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLONNESE, Luisa Rosenberg. Jung e arte: a obra em contínuo devir. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.