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Efeitos de ansiedade e personalidade sobre a condução de automóveis: rastreamento ocular de motoristas experientes e novatos

Processo: 16/14125-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paulo Schor
Beneficiário:Gisele Chiozi Gotardi
Supervisor: Geert Savelsbergh
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University Amsterdam (VU), Holanda  
Vinculado à bolsa:15/10851-3 - Efeitos de ansiedade e personalidade sobre a condução de automóveis: rastreamento ocular de motoristas experientes e novatos, BP.MS
Assunto(s):Estresse psicológico   Direção veicular   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direção de automóveis | estresse | Teoria de Controle Atencional | Teoria de Reinvestimento | Processos perceptuais e motores

Resumo

A exploração visual na tarefa de dirigir é específica para obter informações do ambiente. Motoristas experientes apresentam exploração visual mais eficiente do que motoristas novatos. De acordo com a teoria de controle atencional, condições de alta ansiedade causam um desequilíbrio nos processos atencionais afetando a exploração visual e o desempenho da tarefa. Entretanto, os efeitos da ansiedade sobre o desempenho da tarefa diferenciam de acordo com a personalidade. A teoria de reinvestimento propõe que em condições de alta ansiedade, indivíduos Alto Reinvestidores (AR) tendem a reinvestir mais conhecimento para executar a tarefa, errando mais do que Baixo Reinvestidores (BR). O objetivo do estudo é o investigar os efeitos de ansiedade e reinvestimento sobre a exploração visual e o desempenho motor de motoristas experientes e novatos durante a tarefa simulada de dirigir um automóvel. Quarenta motoristas habilitados: dez motoristas novatos BR, dez motoristas novatos AR, dez motoristas experientes BR, dez motoristas experientes AR, dirigirão durante dez minutos em um simulador sob condições: baixa ansiedade, coleta de dados em ambiente quieto; alta ansiedade, avaliação do desempenho, plateia participativa e sons de trânsito e buzina. Áreas de Interesse (AI) serão definidas para análise dos dados do olhar: painel do carro, pista e retrovisores. As variáveis dependentes serão: número e dwell time das fixações em cada AI, localização e duração média das fixações, variância horizontal e vertical do olhar, média e desvio padrão dos desvios na velocidade e do carro nos limites da pista. (AU)

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