Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecendo Conexões entre a Matemática na Formação de Professores e a Matemática na Educação Básica: o conceito de função polinomial como potencial elemento articulador

Processo: 16/10622-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Alessandro Jacques Ribeiro
Beneficiário:Alessandro Jacques Ribeiro
Pesquisador Anfitrião: Joao Pedro da Ponte
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | ensino de álgebra | formação de professores de matemática | Educação Matemática

Resumo

O presente projeto de pesquisa toma por objeto de investigação os conhecimentos profissionais docentes relativos ao professor de Matemática e o ensino de Álgebra. Vinculado à outros projetos de pesquisa que desenvolvi, os quais investigaram o papel do conhecimentos algébricos dos professores para ensinar Matemática na Educação Básica, reconheço atualmente a necessidade e a importância de aprofundamento em estudos teórico-metodológicos que possam ampliar minha formação e expandir meus próprios conhecimentos sobre a temática "Formação de Professores de Matemática". O objetivo desta pesquisa é investigar a (re)construção de conhecimentos algébricos de professores da educação básica tomando-se o conceito de função polinomial como estruturador e articulador entre a álgebra na formação de professores e a álgebra na escola básica. Para tal, realizar um estagio junto ao supervisor que está assumindo a proposição do referido projeto é uma excelente oportunidade para a ampliação e aprofundamento de experiências - teóricas e metodológicas - em Educação Matemática e, em particular, na Formação de Professores de Matemática. Essa experiência trará resultados significativos ainda para os integrantes do grupo de pesquisa que coordeno na Universidade Federal do ABC, principalmente no que se refere a projetos que desenvolvemos nesta universidade, os quais buscam circunscrever a Álgebra da Licenciatura e a Álgebra da Educação Básica, de um ponto de vista dos conhecimentos profissionais docentes, incluindo-se aí a prática do professor como ponto de partida para a construção de tais conhecimentos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)