Busca avançada
Ano de início
Entree

Retificação de superligas com rebolos de alto rendimento: avaliação de desempenho do processo

Processo: 16/12425-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Eraldo Jannone da Silva
Beneficiário:Adriel Magalhães Souza
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Superligas   Manufatura   Desgaste dos materiais   Retificação   Níquel   Cromo

Resumo

Superligas são usualmente utilizadas como materiais para a indústria automotiva e de aviação, e também possuem algumas aplicações em usinas nucleares. São materiais de difícil retificação (DTG - difficult to grind), devido às características peculiares, como: baixa condutividade térmica, alta tendência de encruamento e alta afinidade com os metais para ferramenta. Portanto, requerem a utilização de processos de retificação e ferramentas abrasivas de alto desempenho e resistentes ao desgaste. No intuito de otimizar a relação produtividade-custos, sistemas de retificação utilizados na produção de componentes com superligas são frequentemente construídos com rebolos cBN vitrificados. Entretanto, são necessários periféricos e sistemas auxiliares para a utilização dos mesmos. Os rebolos convencionais de grão abrasivo Seeded-gel (SG), comumente chamados de "cerâmicos", surgem como uma alternativa promissora para a retificação de materiais DTG. O objetivo deste trabalho de pesquisa é avaliar o processo de retificação de superligas à base de níquel e cromo, quando da utilização de um rebolo convencional com grão abrasivo cerâmico e ligante de alto desempenho, comparando-o com um rebolo de cBN vitrificado, buscando-se mensurar as diferenças de desempenho. A hipótese de aplicabilidade do uso de rebolos de alto desempenho na retificação de materiais DTG será investigada pela análise da influência de parâmetros de entrada (velocidade de corte, material e taxa específica de remoção utilizada) nas variáveis de saída a serem monitoradas relativas ao processo (potência de retificação, energia específica e relação G) e à qualidade da peça (avaliação do acabamento superficial, circularidade e análise metalográfica da superfície). Buscar-se-á identificar o principal mecanismo de desgaste do rebolo quando da retificação de superligas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAMETALA, CINIRO APARECIDO LEITE; SOUZA, ADRIEL MAGALHAES; JUNIOR, BENVINDO RODRIGUES PEREIRA; SILVA, ERALDO JANNONE DA. A simulator based on artificial neural networks and NSGA-II for prediction and optimization of the grinding process of superalloys with high performance grinding wheels. CIRP JOURNAL OF MANUFACTURING SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 30, AUG 2020. Citações Web of Science: 0.
SOUZA, ADRIEL MAGALHSES; DA SILVA, ERALDO JANNONE. Global strategy of grinding wheel performance evaluation applied to grinding of superalloys. PRECISION ENGINEERING-JOURNAL OF THE INTERNATIONAL SOCIETIES FOR PRECISION ENGINEERING AND NANOTECHNOLOGY, v. 57, p. 113-126, MAY 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Adriel Magalhães. Retificação de superligas com rebolos de alto rendimento: avaliação de desempenho do processo. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.